John Ziman e a ciência pós-acadêmica: consensibilidade, consensualidade e confiabilidade

Autores

  • Verusca Moss Simões dos Reis Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Laboratório de Cognição e Linguagem
  • Antonio Augusto Passos Videira Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-31662013000300007

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir algumas das teses centrais do físico teórico e epistemólogo John Michael Ziman relativas à dimensão social da ciência. Ziman sustenta que, para um melhor entendimento das mudanças ocorridas na prática científica contemporânea, sobretudo das consequências geradas nas últimas décadas pelo que ele denominou de "ciência pós-acadêmica", é necessária uma abordagem que inclua aspectos não somente filosóficos, mas também sociológicos e históricos. Segundo Ziman, a supervalorização, na ciência pós-acadêmica, de valores ligados a uma cultura gerencial tem como consequências, a curto prazo, a alteração do éthos mertoniano e dos princípios filosóficos utilizados historicamente pelos cientistas como ideais reguladores; e, a longo prazo, a redução da capacidade cognitiva da ciência de produzir "novos mapas" da realidade. Ao analisar alguns conceitos-chave da obra de Ziman, tais como "consensibilidade", "consensualidade", "conhecimento público" e "ciência pós-acadêmica", esperamos debater a concepção de ciência desse autor, ainda pouco citado no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Barber, B. & Hirsch, W. (Ed.). The sociology of science. New York: Free Press of Glencoe, 1962.

Barnes, B. Scientific knowledge and sociological theory. London: Routledge, 1974.

Barnes, B. Interests and the growth of knowledge. London: Routledge, 1977.

Barnes, B. Catching up with Robert Merton: scientific collectives as status groups. Journal of Classical Sociology, Los Angeles, 7, p. 179-92, 2007.

Ben-David, J. The scientist’s role in society: a comparative study. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1971.

Bernal, J. D. The social function of science. Massachusetts: The MIT Press, 1939.

Berry, M. & Nye, M. Biographical Memoirs of Fellows of Royal Society, 52, p. 479–91, 2006. Disponível em: <http://rsbm.royalsocietypublishing.org/content/52/47 9.full.pdf>. Acesso em: 28 fev. 2009.

Bloor, D. Knowledge and social imagery. London: Routledge, 1976.

Bronowski, J. Ciência e valores humanos. Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1979.

Castelfranchi, J. As serpentes e o bastão: tecnociência, neoliberalismo e inexorabilidade. Tese (Doutorado em Sociologia). Campinas, SP, 2008. Disponível em: <http://cteme.files.wordpress.com/2009/06/castelfranchijuri.pdf>. Acesso em: 25 maio 2011.

Cicerone, R. J. Insuring integrity in science. Science, 327, 5966, p. 624, 2010. Disponível em: <http://www.sciencemag.org/content/327/5966/624.full>. Acesso em: 16 mar. 2011.

Collins, H. M. Changing order. London: Sage, 1985.

Collins, H. M. & Pinch, T. J. The golem: what you should know about science. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

Collins, H. M. & Yearley, S. Epistemological chicken. In: Pickering, A. (Ed.). Science as practice and culture. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

Cupani, A. A propósito do “ethos” da ciência. Episteme, Porto Alegre, 3, 6, p. 16-38, 1998.

Etzkowitz, H. & Leydesdorff, L. The endless transition: A “triple helix” of university – industry – government relations. Research Policy, 29, 2, p. 109-23, 1998.

Feenberg, A. Ciencia, tecnología y democracia: distinciones y conexiones. Sciencia Studia, São Paulo, 7, 1, p. 63-81, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-316620090001 00004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 dez. 2011.

Feyerabend, P. K. Against method: outline of an anarchistic theory of knowledge. London: New Left Books, 1975.

Fuller, S. Thomas Kuhn: a philosophical history for our times. Chicago: The University of Chicago Press, 2000.

Funtowicz, S. & Ravetz, J. Science for the post-normal age. Futures, 25, p. 735-55, 1993.

Garcia, J. L. & Martins, H. O ethos da ciência e suas transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia. Sciencia Studia, São Paulo, 7, 1, p. 83-104, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-31662009000100005&script=sci_arttext>. Acesso em: 16 mar. 2011.

Gibbons, M.; Limoges, C.; Nowotny, H.; Schwartzman, S.; Scott, P. & Trow, M. The new production of knowledge. London: Sage Publications, 1994.

Greenberg, D. S. Science for sale: the perils, rewards, and delusions of campus capitalism. Chicago: Chicago University Press, 2007.

Hanson, N. R. Observação e Interpretação. In: Morgenbesser, S. (Org.). Filosofia da ciência. Tradução L. Hegenberg & O. S. da Mota. 3. ed. São Paulo: Cultrix, 1979.

Healy, D. Let them eat prozac. The unhealthy relationship between the pharmaceutical industry and depression. New York: New York University Press, 2006.

Hessels, L. K. & Lente, H. V. Re-thinking new knowledge production: a literature review and a research agenda. Research Policy, 37, p. 740-60, 2008.

Kalleberg, R. A reconstruction of the ethos of science. Journal of Classical Sociology, 7, 2, p. 137-60, 2007.

Kitcher, P. The advancement of science: science without legend, objectivity without illusions. New York: Oxford University Press, 1993.

Krimsky, S. Science in the private interest: has the lure of profits corrupted biomedical research? Oxford: Rowman & Littlefield, 2003.

Kuhn, T. The structure of scientific revolutions. Chicago: The University of Chicago Press, 1962.

Lacey, H. Valores e atividade científica. São Paulo: Discurso Editorial, 1998.

Lacey, H. Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais? Scientiae Studia, São Paulo, 1, 2, p. 121-49, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662003000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 dez. 2011.

Lacey, H. Aspectos cognitivos e sociais das práticas científicas. Scientiae Studia, 6, 1, p. 83-96, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex t&pid=S1678-31662008000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 dez. 2011.

Lacey, H. Valores e atividade científica II. São Paulo: Editora 34, 2010.

Langley, C. & Parkinson, S. Science and the corporate agenda: the detrimental effects of commercial influence on science and technology. Scientists for Global Responsibility, United King, 2009. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2010.

Leydesdorff, L. & Meyer, M. Triple helix indicators of knowledge based innovation systems: introduction to the special issue. Research Policy, 35, 10, p. 1441-9, 2006.

Mariconda, P. R. Pode-se acreditar na ciência? Jornal de Resenhas, 14, 1996.

Mendonça, A. L. O. & Videira, A. A. P. Instituindo os science studies. Episteme, Porto Alegre, 19, p. 149-58, 2004.

Merton, R. K. The normative structure of science. In: Merton, R. K. The sociology of science: theoretical and empirical investigations. Chicago: The University of Chicago Press, 1973a [1942]. p. 267-80.

Merton, R. K. Priorities in scientific discovery. In: Merton, R. K. The sociology of science: theoretical and empirical investigations. Chicago: University of Chicago Press, 1973b [1957]. p. 286-324.

Merton, R. K. & Barber, E. The travels and adventures of serendipity: a study in sociologicial semantics and the sociology of science. New Jersey: Princeton University Press, 2004.

Mirowski, P. & Sent, E. Science bought and sold: essays in the economy of science. Chicago: The University of Chicago Press, 2002.

Mowery, D. C.; Nelson, R. R.; Sampat, B. N. & Ziedonis, A. A. (Ed.). Tower and industrial innovation: university-industry technology transfer before and after the Bayh-Dole Act. Stanford: Stanford University Press, 2004.

Oliva, A. À espera da ciência. Um mundo de fatos pré-interpretados. Episteme, Porto Alegre, 13, p. 17-43, 2001.

Oliveira, M. B. Neutralidade da ciência, desencantamento do mundo e controle da natureza. Scientiae Studia, São Paulo, 6, 1, p. 97-116, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-316620080001 00005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 dez. 2011.

Pollack, A. Despite gene patent victory, myriad genetics faces challenges. The New York Times, Aug. 24, 2011. Disponível em: <http://www.nytimes.com /2011/08/ 25/business/despite-gene-patent-victory-myriad-genetics-faces-challenges.html ?pagewanted=all>. Acesso em: 17 dez. 2011.

Polanyi, M. Personal knowledge. London: Routtledge & Kegan Paul, 1958.

Popper, K. R. Conjectures and refutations: the growth of scientific knowledge. London: Routledge & Kegan Paul, 1989.

Price, D. J. de S. Little science, big science – and beyond. New York: Columbia University Press, 1963.

Radder, H. Mertoninan values, scientific norms, and commodification of academic research. In: Radder, H. (Ed.). The commodification of academic research: science and the modern university. Pittisburgh: University of Pittisburg Press, 2010a. p. 231-58.

Radder, H. (Org.) The commodification of academic research: science and the modern university. Pittisburgh: University of Pitisburg Press, 2010b.

Ravetz, J. R. Scientific knowledge and its social problems. Oxford: Clarendon Press, 1971.

Reis, V. M. S. Qual é o valor do conhecimento? O ethos científico e a privatização do conhecimento. In: Martins, R. de A; Lewowicz, L.; Ferreira, J. M. H.; Silva, C. C da & Martins, L. A. P. (Org.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Campinas: Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul, 2010a. p. 626-38.

Reis, V. M. S. O problema do ethos científico no novo modo de produção da ciência contemporânea. Tese (Doutorado em Filosofia). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2010b.

Reis, V. M. S. O retorno ao ethos mertoniano na ciência pós-acadêmica de John Ziman. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 2, p. 194-210, 2011.

Reis, V. M. S. A lenda cognitiva na filosofia da ciência segundo John Michael Ziman. In: Machado, C. de A.; Mendonça, A. L. de O.; Miguel, L.; Araujo, P.; Reis, V. M. S.; Gil, D. S. S. & Videira, A. A. P. (Org.) . Perspectivas contemporâneas em filosofia da ciência. 1. ed. Rio de Janeiro: Eduerj, 2012. v.1, p. 185-214.

Reis, V. M. S. & Videira, A. A. P. Transdisciplinariedad y filosofía de la ciencia? Una solución posible al problema de la privatización del conocimiento. In: Peláez, A. & Suárez, R. (Org.). Observaciones filosóficas en torno a la transdisciplinariedad. México: Anthropos Editorial/Universidad Autónoma Metropolitana, 2010. p. 147-74.

Resnik, D. B. The price of truth. How money affects the norms of science. Oxford: Oxford University Press, 2007.

Rorty, R. A filosofia e o espelho da natureza. Lisboa: Dom Quixote, 1988 [1979].

Schäfer, W. (Org.). Finalization in science: the social orientation of scientific progress. New York: Reidel/Dordrecht, 1983. (Boston Studies in the Philosophy of Science, 77).

Scheffler, I. Science and subjectivity. Indianapolis: The Bobbs-Merrill Co., 1967.

Schor, T. Reflexões sobre a imbricação entre ciência, tecnologia e sociedade. Scientiae Studia, São Paulo, 5, 3, p. 337-67, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-31662007000300004&lng=en&nrm= iso>. Acesso em: 19 dez. 2011.

Serafim, M. P. O processo de mercantilização das instituições de educação superior: um panorama do debate nos EUA, na Europa e na América Latina. Avaliação, 16, 2, p. 241-65, Jul. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1414-40772011000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 fev. 2012.

Shulman, S. Owing the future. Boston: Houghton Mifflin, 1999.

Slaughter, S. & Leslie, L. L. Academic capitalism: politics, policies, and the enterpreneurial university. Baltimore: The John Hopkins University Press, 1997.

Slaughter, S. & Rhoades, R. Academic capitalism and the new economy. Baltimore: John Hopkins, 2004.

Smits, R. & Kuhlman, S. The rise of systematic instruments in innovation policy. International Journal of Foresight and Innovation Policy, 1, 1-2, p. 4-32, 2004.

Snow, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura: uma versão ampliada das duas culturas e a revolução científica. São Paulo: Edusp, 1995 [1959].

Suppe, F. Historical background to the received view. In: Suppe, F. (Org.). The structure of scientific theories. Urbana: University of Illinois Press, 1977. p. 6-15.

Sztompka, P. Trust in science: Robert K. Merton’s inspirations. Journal of Classical Sociology, Los Angeles, 7, p. 211-20, 2007.

Thursby, J. G. & Thursby, M. C. University licensing and the Bayh-Dole Act. Science, 301, 5636, p. 1052, 2003.

Turner, S. Scientific norms and counternorms. The Blackwell encyclopedia of sociology. Boston: Blackwell, 2007. p. 4109-12. Disponível em: <http://www.sociologyencyclopedia.com/>.

Videira, A. A. P. A filosofia da ciência sob o signo dos science studies. Abstracta, Niterói, 2, p. 70-83, 2005.

Waters, L. Inimigos da esperança: publicar, perecer e o eclipse da erudição. São Paulo: Edusp, 2006.

Ziman, J. Conhecimento público: a dimensão social da ciência. Tradução R. R. Junqueira. São Paulo: Edusp, 1979 [1968].

Ziman, J Teaching and learning about science and society. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.

Ziman, J. Puzzles, problems and enigmas: occasional pieces on the human aspects of science. Cambridge: Cambridge University Press, 1981a [1960].

Ziman, J. A força do conhecimento: a dimensão científica da sociedade. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981b [1977].

Ziman, J. Social-responsibility of scientists. Interciencia, 7, p. 265-72, 1982.

Ziman, J. The Bernal lecture: the collectivization of science. Proceedings of the Royal Society of London, 219, p. 1-19, 1983.

Ziman, J. An introduction to science studies: the philosophical and social aspects of science and technology. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

Ziman, J. Prometheus bound. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

Ziman, J. Of one mind: the collectivization of science. New York: AIP Press, 1995. (Masters of Modern Physics Series, 16).

Ziman, J. O conhecimento confiável: uma exploração dos fundamentos para a crença na ciência. Campinas: Papirus, 1996a [1978].

Ziman, J. Is science losing its objectivity? Nature, 382, p. 751-4, 1996b.

Ziman, J. Postacademic science: constructing knowledge with networks and norms. Science Studies, 9, 1, p. 67-80, 1996c.

Ziman, J. Why must scientists become more ethically sensitive than they used to be? Science, 282, p. 1813-4, 1998.

Ziman, J. Real science: what it is and what it means. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

Ziman, J. Non-instrumental roles of science. Science and Engineering Ethics, 9, 1, p. 17-27, 2003.

Ziman, J. Science in civil society. Exeter: Imprint-Academic, 2007.

Downloads

Publicado

2013-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

John Ziman e a ciência pós-acadêmica: consensibilidade, consensualidade e confiabilidade . (2013). Scientiae Studia, 11(3), 583-611. https://doi.org/10.1590/S1678-31662013000300007