O ateliê musical de Claudio Ptolomeu
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-31662013000400002Resumo
A música é uma arte privilegiada no que diz respeito ao campo técnico, uma vez que desde recuados tempos na história dispôs de instrumentos para a sua realização. Os instrumentos musicais também conduziram a investigações acústicas desde a Antiguidade até a era moderna, fazendo o papel tanto de dispositivos de observação do fenômeno musical quanto de modelos de representação do som. O artigo investiga a abordagem de Ptolomeu, na Harmônica, de diferentes métodos de investigação que surgem entre a concepção pitagórica da música, com seu fundamento aritmético, e a aristoxeniana, que conduz a questão para o âmbito das faculdades humanas da percepção auditiva e do entendimento. Mas também dando ao instrumento musical um papel importante do ponto de vista empírico e matemático. O tratado tem importância crucial, reunindo todo o saber da ciência harmônica antiga e indo além da própria ciência musical expondo a própria noção de harmonia universal dos antigos.Downloads
Referências
Ackrill, J. L. (Ed.). A new Aristotle reader. Oxford: Clarendon Press, 1987.
Aristóteles. Posterior analytics. In: Ackrill, J. L. (Ed.). A new Aristotle reader. Oxford: Clarendon Press, 1987. p. 39-59.
Aristóteles. Physics. Harvard University Press: Loeb Classical Library, 1996.
Aristóxeno. Aristoxeni elementa harmonica. Roma: Typis Publicae Officinae Polygraphicae, 1954.
Arquitas. Fragmentos. Tradução I. L. Borges. In: VVAA. Os pré-socráticos. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 260-1.
Barbera, A. (Ed.). Music theory and its sources. Antiquity and the middle ages. Notre Dame/Indiana: University of Notre Dame Press, 1990.
Barbour, M. Tuning and temperament. New York: Dover, 2004.
Barker, A. Greek musical writings. Harmonic and acoustic theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. v. 2.
Barker, A. Scientific method in Ptolemy’s harmonics. New York: Cambridge University Press, 2000.
Bélis, A. Aristoxène de Tarente et Aristote: le traité d’harmonique. Paris: Klincksieck, 1986.
Creese, D. Instruments and empicism in Aristoxenus. In: Huffman, C. A. (Ed.). Aristoxenus of Tarentum. New Jersey: Transaction Publishers, 2012. p. 29-64.
Crocker, R. L. Aristoxenus and greek mathematics. In: La Rue, J. (Ed.). Aspects of medieval and renaissance music – a birthday offering to Gustave Reese. New York: W.W. Norton & Company Inc., 1966. p. 96-110.
Dahlhaus, C. & Katz, R. Contemplating music. New York: Pendragon Press, 1989. v. 2.
Dillon, J. & Long, A. A. (Ed.). The question of “eclecticism”. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1996.
Donini, P. The history of the concept of eclecticism. In: Dillon, J. & Long, A. A. (Ed.). The question of “eclecticism”. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1996. p. 15-33.
Gibson, S. Aristoxenus of Tarentum and the birth of musicology. New York: Routledge, 2005.
Gusmão, C. A harmônica na Antiguidade grega, São Paulo, 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Huffman, C. A. (Ed). Aristoxenus of Tarentum. New Jersey: Transaction Publishers, 2012.
La Rue, J. (Ed.). Aspects of medieval and renaissance music – a birthday offering to Gustave Reese. New York: W.W. Norton & Company Inc., 1966.
Lloyd, G. E. R. The revolutions of wisdom – studies in the claims and practice of ancient greek science. Berkeley: University of California Press, 1987.
Lloyd, G. E. R. Les science grecque après Aristote. Paris: Éditions La Découverte, 1990.
Lloyd, G. E. R. Methods and problems in greek science. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
Long, A. A. Ptolemy on the criterion: an epistemology for the practicising scientist. In: Dillon, J. & Long, A. A. (Ed.). The question of “eclecticism”. Berkeley/Los Angeles: University of California Press, 1996. p. 176-207.
Mathiesen, T. Apollo’s lyre. Nebraska: University of Nebraska Press, 1999.
Nicômaco de Gerasa. The manual of harmonics. Grand Rapids: Phanes Press, 1994.
Pseudo-Aristóteles. De audibilibus. In: Barker, A. Greek musical writings. Harmonic and acoustic theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. v. 2. p. 98-109.
Pseudo-Euclides. The division of the canon. Lincoln: University of Nebraska Press, 1991.
Ptolomeu, C. Las hipótesis de los planetas. Madrid: Alianza Editorial, 1987.
Ptolomeu, C. Harmonics. London: Brill, 2000.
Schueller, H. Idea of music: an introduction to musical aesthetics in antiquity and the middle ages. Michigan: Medieval Institute Publications, 1988.
Sedeño, E. P. Introducción. In: Ptolomeu, C. Las hipótesis de los planetas. Madrid: Alianza Editorial, 1987. p. 9-51.
Solomon, J. A preliminary analysis of the organization of Ptolemy’s Harmonics. In: Barbera, A. (Ed.). Music theory and its sources. Antiquity and the middle ages. Notre Dame/Indiana: University of Notre Dame Press, 1990. p. 68-84.
Solomon, J. Introduction. In: Ptolomeu, C. Harmonics. London: Brill, 2000. p. xxi-xxxvii.
Szabó, A. Les débuts des mathématiques grecques. Paris: Vrin, 1977.
Treiler, L. (Ed.). Strunk’s source reading in music history. New York: Norton Company, 1998.
Weber, M. Fundamentos racionais e sociológicos da música. São Paulo: Edusp, 1995.
Zarlino, G. Le institutioni harmoniche. Venice, Italy. UNT Digital Library, 2012. Disponível em: <http://digital.library.unt.edu/ark:/67531/metadc25955/>. Acesso em: 13 out. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Scientiae Studia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista detém os direitos autorais de todos os textos nela publicados. Os autores estão autorizados a republicar seus textos mediante menção da publicação anterior na revista. A revista adota a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.