Palíndromo, palavra em movimento: viagem, tempo e história em Guimarães Rosa

Autores

  • Marise Hansen

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2026.244725

Resumo

João Guimarães Rosa fez da viagem uma tópica decisiva em sua literatura. Os deslocamentos feitos, o caminho ou travessia percorridos, entendidos tanto num âmbito externo e geográfico quanto num sentido interno e místico, são frequentemente apresentados como de mão dupla, trajetos em que se vai e vem. O presente artigo propõe uma interpretação dessa tópica a partir da análise de estruturas frasais, lexicais e gráficas palindrômicas, na medida em que elas podem se associar a concepções de tempo e História específicas, minifestas na obra rosiana, e correlatas a um princípio de circularidade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marise Hansen

    Mestre e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo.

Referências

BENJAMIN, Walter. “O narrador”. Coleção Os pensadores. São Paulo, Abril, 1975.

_______________. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BERSON, Henri. O pensamento e o movente. Coleção Os pensadores. São Paulo, Abril, 1975.

CERTEAU, Michel de. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

COUTINHO, Eduardo (org.). Guimarães Rosa – Fortuna crítica. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira; Brasília, INL, 1983.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Mínima mímica: ensaios sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

HANSEN, Marise. Guimarães Rosa e a revista Senhor: uma poética da integração.

Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. doi:10.11606/T.8.2019.tde-06022019-124129 https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-06022019-124129/pt-br.php

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 1990.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2012.

MARTINS COSTA, Ana Luiza. “João Rosa, Viator”. Em: A historiografia literária e as técnicas de escrita. Orgs.: Flora Süssekind e Tânia Dias. Rio de Janeiro, Edições Casa de Rui Barbosa, Vieira e Lent, 2004.

______________. “Veredas de Viator”. Cadernos de Literatura Brasileira. Instituto Moreira Salles, 2006.

NUNES, Benedito. A Rosa o que é de Rosa. Literatura e filosofia em Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Difel, 2013.

ROSA, João Guimarães. Correspondência com seu tradutor alemão, Curt Meyer-Clason. Org. Maria Apparecida Faria Marcondes Bussolotti. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, Nova Fronteira; Belo Horizonte: Editora da UFMG.

ROWLAND, Clara. A forma do meio. Campinas, SP: Editora da Unicamp, São Paulo: Edusp, 2011.

TODOROV, Tzvetan. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora da UNESP, 2018.

WHITROW, G. J. O que é o tempo?: uma visão clássica sobre a natureza do tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

Downloads

Publicado

2026-01-31

Como Citar

Hansen, M. (2026). Palíndromo, palavra em movimento: viagem, tempo e história em Guimarães Rosa. Teresa: Revista De Literatura Brasileira, 23, 154-171. https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2026.244725