A Queda da Casa de Usher, espacialidade gótica e a adaptação cinematográfica de Jess Franco

Autores

  • Adriane Augusta Viana Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p315-336

Palavras-chave:

A Queda da Casa de Usher, Edgar Allan Poe, Jess Franco, Adaptação fílmica, Gótico

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, cujo objetivo consiste em analisar, à luz da questão da espacialidade gótica, a adaptação fílmica do conto A Queda da Casa de Usher de Edgar Allan Poe na versão cinematográfica de Neurosis – The Fall of the House of Usher (1987) do diretor espanhol Jess Franco. Como arcabouço teórico, utilizamos os estudos de Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2006, 2009) em teoria da adaptação; Aparecido Donizete Rossi (2008), Fred Botting (2005) e David Punter (2012) quanto ao gótico e Gérard Genette (1982) e Julia Kristeva (2005 [1966]) em relação à intertextualidade, bem como a fortuna crítica da obra de Poe, do conto em questão e do filme aqui contemplado.

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Biografia do Autor

  • Adriane Augusta Viana, Universidade Federal de São Paulo

    Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP).

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Publicado

2021-02-23

Edição

Seção

Número Especial III JOTA

Como Citar

Viana, A. A. (2021). A Queda da Casa de Usher, espacialidade gótica e a adaptação cinematográfica de Jess Franco. Tradterm, 38, 315-336. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p315-336