Monstros adaptados: do livro A arte de Tim Burton ao espaço expositivo A Beleza Sombria dos Monstros
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p194-216Palavras-chave:
Tim Burton, Adaptação, Intermidialidade, Remediação, The Art of Tim Burton, A Beleza Sombria dos MonstrosResumo
Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a transposição de personagens do livro The Art of Tim Burton (2009) para a exposição A Beleza Sombria dos Monstros, recriados em máquinas de visualização inspiradas no pré-cinema. Para a análise, serão utilizadas as teorias da adaptação de Linda Hutcheon (2006), intermidialidade e transmidialidade, de Chiel Kattenbelt (2008) e remediação, de Bolter e Grusin (2000), visando evidenciar suas nuances artísticas em relação às obras originais.
Downloads
Referências
BOLTER, J.; GRUSIN, R. Remediation: Understanding new media. MIT Press, 2000.
BURTON et al., The Art of Tim Burton. Steeles Publishing, 2009
BURTON, T. The Napkin Art of Tim Burton. Steeles Publishing, 2015
GIL, J. Metafenomenologia da Monstruosidade: o Devir-monstro. In: DONALD, J;
GIL, J.; HUNTER, I.; COHEN, J.; SILVA, T. (org). Pedagogia dos Monstros – Os Prazeres e os Perigos da Confusão de Fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
HUTCHEON, L. A Theory of Adaptation. New York: Routledge, 2006.
KATTENBELT, C. Intermediality in Theatre and Performance: Definitions, Perceptions and Medial Relationships. Culture, Language and representation, v. VI, 2008, p. 19-29.
KINNEY, M. Critical Voices. The University of Guelph Book Review Project, v. 3, n. 3, 2013.
MACHADO, A. Pré Cinema & Pós Cinema. Campinas: Papirus Editora, 1997.
MASCARELLO, F. (ed.). História do Cinema Mundial. Papirus Editora, 2006.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Edson Alves Filho, Rodrigo Gontijo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).