Alteridade, Orientalismo e Silenciamento em Coração das Trevas e Apocalypse Now Alterity, Orientalism, and Silencing in Heart of Darkness and Apocalypse Now

Autores

  • Aline Scarmen Uchida Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v44p119-137

Palavras-chave:

Coração das Trevas de Joseph Conrad, Apocalypse Now de Francis Ford Coppola, Colonialismo, Identidade, Adaptação

Resumo

Este artigo analisa o romance do autor britânico Joseph Conrad, intitulado O Coração das Trevas (2011, edição bilíngue), e sua adaptação para o cinema, Apocalypse Now (1979), dirigida por Francis Ford Coppola, com o intuito de verificar como o colonizado (ou ‘Outro’) é representado em ambos os meios, literário e cinematográfico. Para isso, os estudos pós-coloniais sobre identidade, alteridade (Bhabha 1991) e orientalismo (Said 2007) foram levados em consideração, assim como os pressupostos de Diniz (2005) e Hattnher (2010) sobre Adaptação.

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Publicado

2023-06-02

Edição

Seção

Número Especial IV JOTA

Como Citar

Uchida, A. S. (2023). Alteridade, Orientalismo e Silenciamento em Coração das Trevas e Apocalypse Now Alterity, Orientalism, and Silencing in Heart of Darkness and Apocalypse Now. Tradterm, 44, 119-137. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v44p119-137