Dicionário temático ilustrado bilíngue português-Libras para uso escolar: uma proposta de verbete baseada na Lexicografia Pedagógica

Autores

  • Saulo Zulmar Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jaqueline Boldo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joyce Cristina Souza Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v45p231-264

Palavras-chave:

Lexicografia Pedagógica, Dicionário, Libras, Educação de Surdos, PNLD

Resumo

Este artigo é um investimento científico em defesa da Lexicografia Pedagógica da Língua de Sinais. Esta é uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e cunho exploratório, cujo objetivo primário é apresentar um protótipo de microestrutura para um dicionário de uso escolar que condiga com a realidade, especificidade e necessidade linguística de estudantes surdos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Para isso, analisamos as características dos dicionários de tipo 1 selecionados pelo Edital do PNLD/2012 - Dicionários, e em seguida, tendo em vista a inexistência de obras dessa natureza para crianças no Brasil, tomamos como referência três dicionários de três línguas de sinais de nacionalidades distintas, que foram analisados e serviram de base para a organização do protótipo. A análise foi baseada nos critérios norteadores para a avaliação de dicionários do referido Edital.

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Biografia do Autor

  • Saulo Zulmar Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

    É doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística na UFSC e professor de Libras do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E-mail: prof.saulo.ifsc@gmail.com

  • Jaqueline Boldo, Universidade Federal de Santa Catarina

    É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística na UFSC e professora do Departamento de Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: jaquelineboldo@gmail.com

  • Joyce Cristina Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

    É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística na UFSC, tradutora intérprete de Libras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora de Libras no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) São Carlos. E-mail: joyce.csalmeida@gmail.com

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Publicado

2023-12-28

Edição

Seção

Número Especial - Libras, Lexicografia e Cultura

Como Citar

Vieira, S. Z. ., Boldo, J. ., & Souza, J. C. (2023). Dicionário temático ilustrado bilíngue português-Libras para uso escolar: uma proposta de verbete baseada na Lexicografia Pedagógica. Tradterm, 45, 231-264. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v45p231-264