Dicionário temático ilustrado bilíngue português-Libras para uso escolar: uma proposta de verbete baseada na Lexicografia Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v45p231-264Palavras-chave:
Lexicografia Pedagógica, Dicionário, Libras, Educação de Surdos, PNLDResumo
Este artigo é um investimento científico em defesa da Lexicografia Pedagógica da Língua de Sinais. Esta é uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa e cunho exploratório, cujo objetivo primário é apresentar um protótipo de microestrutura para um dicionário de uso escolar que condiga com a realidade, especificidade e necessidade linguística de estudantes surdos do primeiro ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Para isso, analisamos as características dos dicionários de tipo 1 selecionados pelo Edital do PNLD/2012 - Dicionários, e em seguida, tendo em vista a inexistência de obras dessa natureza para crianças no Brasil, tomamos como referência três dicionários de três línguas de sinais de nacionalidades distintas, que foram analisados e serviram de base para a organização do protótipo. A análise foi baseada nos critérios norteadores para a avaliação de dicionários do referido Edital.
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