Manuais acadêmicos de química geral em língua portuguesa: aspectos lingüístico-terminológicos e aspectos conceituais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2002.49131Palavras-chave:
Análise de texto assistida por computador, estudo do texto especializado, textos de química, terminologia química, terminologia, educação química.Resumo
Este artigo apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa interdisciplinar em andamento desde março de 2001, promovida pela Área de Educação Química da UFRGS (AEQ/UFRGS) com a cooperação do Projeto TERMISUL. Nessa pesquisa, entre outros itens, são estudados lingüística e conceitualmente manuais acadêmicos de Química Geral em português. Por isso, estão envolvidos, simultaneamente, pesquisadores e alunos bolsistas dos cursos de Química e de Letras/Tradução. Os textos sob estudo são traduções do inglês e são analisados com apoio informatizado, observando-se tanto sua constituição textual e terminológica quanto sua adequação conceitual e didática. Destacam-se aqui resultados específicos da investigação lingüístico-terminológica, especialmente os que dizem respeito à repetição lexical em capítulos dedicados ao tema “Equilíbrio Químico”. Nas análises, são adotadas técnicas de estatística lexical-terminológica e algumas técnicas de Lingüística de Corpus. Finalizando, é feita uma apreciação desses resultados e das perspectivas da pesquisa por parte dos dois grupos de pesquisadores envolvidos, os de Educação Química e os de Terminologia.
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