Formar en terminología: una nueva experiencia docente

Autores

  • Maria Teresa Cabré Universitat Pompeu Fabra.
  • Rosa Estopà Universitat Pompeu Fabra.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.1997.49885

Palavras-chave:

Terminologia, formação, trabalho terminológico.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos a primeira parte de uma experiência docente que estamos desenvolvendo em diferentes cursos de formação destinados a estudantes com formação lingüística e sem conhecimento de outras áreas de especialidade. A inovação da experiência apóia-se basicamente em três pontos: em primeiro lugar, no fato de que se considera que o estudante será capaz de trabalhar em terminologia, aumentando, paralelamente, sua competência lingüística, cognitiva e funcional a partir da aquisição de habilidades; em segundo lugar, no fato de que se centra uma grande atenção no trabalho a ser realizado e se toma decisões durante o desenvolvimento do processo somente em função do trabalho definido; e, em terceiro lugar, na seleção de uma apresentação dos dados totalmente coerente com a definição do trabalho.

No presente estudo, limitamo-nos a tratar das primeiras fases do trabalho terminológico, desde a apresentação do tema e a aquisição de conhecimento até a elaboração do fichário de pesquisa. Numa segunda parte, descreveremos a experiência com a elaboração do fichário terminológico (sua análise, revisão, apresentação e edição).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Teresa Cabré, Universitat Pompeu Fabra.
    Institut Universitari de Lingüística Aplicada, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.
  • Rosa Estopà, Universitat Pompeu Fabra.
    Institut Universitari de Lingüística Aplicada, Universitat Pompeu Fabra, Barcelona.

Publicado

1997-06-18

Edição

Seção

Terminologia

Como Citar

Cabré, M. T., & Estopà, R. (1997). Formar en terminología: una nueva experiencia docente. Tradterm, 4(1), 175-202. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.1997.49885