A noção de folksonomia: uma abordagem terminológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.49048Palavras-chave:
Terminologia, Ciência da Informação, neologismo, empréstimo, folksonomia.Resumo
O desenvolvimento técnico-científico e as constantes mudanças conjunturais afetam o domínio da Ciência da Informação, área de especialidade de criação recente. Tais mudanças na área se evidenciam em sua terminologia, principalmente com a inserção de novos termos, com destaque para o processo de criação lexical do empréstimo. Diante de tal constatação, selecionou-se um reconhecido neologismo da área, folksonomia, com o objetivo de desvelar as diferentes perspectivas terminológicas que corroboram a constituição de sua designação. A partir do trabalho terminográfico de análise e síntese foi possível não só delimitar o caráter designativo do termo, mas compreender mais profundamente as nuanças do próprio domínio de especialidade da Ciência da Informação.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Downloads
Publicado
2012-12-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Siqueira, J. C. (2012). A noção de folksonomia: uma abordagem terminológica. Tradterm, 20, 129-145. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2012.49048






