A viagem a Paris de artistas brasileiros no final do século XIX

Autores

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni Universidade de São Paulo. Escola de Arte, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000100015

Palavras-chave:

Arte, Academia, Educação, Mulher, Modelos franceses

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar o papel da Académie Julian, uma academia privada que recebeu grande parte dos artistas brasileiros que aportaram em Paris entre o final do século XIX e o início do século XX. Três temas são aqui abordados: a formação recebida; a importância da instituição para as artistas do sexo feminino e o modo como as novidades estéticas que despontavam em Paris foram absorvidas e reinterpretadas pelos artistas patrícios que para lá se dirigiram.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni, Universidade de São Paulo. Escola de Arte, Ciências e Humanidades

    é doutora em Sociologia (USP) e professora da Escola de Arte, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. É autora de Di Cavalcanti ilustrador: trajetória de um jovem artista gráfico na imprensa (1914-1922).

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Publicado

2005-06-01

Edição

Seção

Análises

Como Citar

Simioni, A. P. C. (2005). A viagem a Paris de artistas brasileiros no final do século XIX . Tempo Social, 17(1), 343-366. https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000100015