Os “observatórios de mídia” na encruzilhada dos campos jornalístico e intelectual
DOI:
https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.153423Palavras-chave:
Crítica de Mídia, Jornalismo, Indústria Cultural, Intelectuais, CulturaResumo
A partir dos anos 1990, a produção de discurso crítico sobre a imprensa, já existente na academia, tornou-se uma prática mais organizada, passando a reivindicar a condição de atividade específica. Inspirando-se na abordagem relacional da teoria dos campos, este artigo tem como objetivo a análise comparativa da posição social da crítica especializada ao jornalismo no Brasil e na França. No âmbito desta reflexão, com base na análise de dois veículos de crítica midiática (o Observatório da Imprensa e o Acrimed), buscaremos esquadrinhar, estabelecendo relações com propriedades dos sistemas sociais em que se inserem, as idiossincrasias das trajetórias e os critérios de legitimidade mobilizados por esses agentes.
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