A sedição pela arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.183313

Palabras clave:

Impresso, Gravura, Sedição, Autoritarismo

Resumen

Resenha de Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios, 2020, de Maria Luiza Tucci Carneiro.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Armando Bagolin, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Flósofo e professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, IEB-USP. 

Referencias

Benjamin, Walter. (1936), A obra de arte na época da sua reprodução técnica. Tradução da primeira versão francesa abreviada de Pierre Klossowski em Zeitschrift für Sozialforschung V, Paris – Cahier n. 1, Lib. Alcan. Retomado nas Œuvres choisies, 1959, tradução de Maurice de Gandillac. Texto alemão completo em Schriften I.

Breton, André. (2001), Manifestos do surrealismo. Rio de Janeiro, Ed. Nau.

Carneiro, Maria Luiza Tucci. (2020), Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios/USP/Capes/Fapesp, 2020, 212 p.

Lobato, Monteiro. (20 dez. 1917), “A propósito da Exposição Malfatti” [“Paranoia ou mistificação?”]. O Estado de S. Paulo.

Pedrosa, Mário. (1986), Mundo, homem, arte em crise. São Paulo, Perspectiva.

Teles, Gilberto Mendonça. (1982), Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. Rio de Janeiro, Vozes.

Publicado

2021-08-16

Número

Sección

Resenhas

Cómo citar