A sedição pela arte
DOI:
https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.183313Palabras clave:
Impresso, Gravura, Sedição, AutoritarismoResumen
Resenha de Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios, 2020, de Maria Luiza Tucci Carneiro.
Descargas
Referencias
Benjamin, Walter. (1936), A obra de arte na época da sua reprodução técnica. Tradução da primeira versão francesa abreviada de Pierre Klossowski em Zeitschrift für Sozialforschung V, Paris – Cahier n. 1, Lib. Alcan. Retomado nas Œuvres choisies, 1959, tradução de Maurice de Gandillac. Texto alemão completo em Schriften I.
Breton, André. (2001), Manifestos do surrealismo. Rio de Janeiro, Ed. Nau.
Carneiro, Maria Luiza Tucci. (2020), Impressos subversivos: arte, cultura e política no Brasil 1924-1964. São Paulo, Intermeios/USP/Capes/Fapesp, 2020, 212 p.
Lobato, Monteiro. (20 dez. 1917), “A propósito da Exposição Malfatti” [“Paranoia ou mistificação?”]. O Estado de S. Paulo.
Pedrosa, Mário. (1986), Mundo, homem, arte em crise. São Paulo, Perspectiva.
Teles, Gilberto Mendonça. (1982), Vanguarda europeia e modernismo brasileiro: apresentação dos principais poemas, manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 a 1972. Rio de Janeiro, Vozes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luiz Armando Bagolin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.