“Bilíngues”, “bilíngues de verdade” e global citizens: distinção e disposições de classe no mercado educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.191210

Palavras-chave:

Distinção, Globalização, Capital cultural, Educação bilíngue, Escolas internacionais

Resumo

Com base em pesquisa qualitativa sobre o mercado de educação bilíngue e internacional na cidade de São Paulo, o artigo analisa a problemática da distinção de classe na globalização.  Após discutir transformações mais amplas no mercado de diplomas, apresenta-se o universo do ensino internacional/bilíngue no Brasil e, por meio de análise documental, delineia-se o espaço relacional das escolas  privadas de ensino  internacional/bilíngue na capital paulista. A tipologia de (a) escolas internacionais, (b) escolas brasileiras com currículo internacional, (c) escolas bilíngues e (d) escolas com programas bilíngues mostra que agentes em diferentes posições no espaço social disputam desigualmente a  incorporação de disposições  relacionadas à globalização.

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Biografia do Autor

  • Miqueli Michetti, Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes

    Professora do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB (DCS-CCHLA-UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da mesma universidade. Doutorou-se em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), com estágio de doutorado junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (EHESS). Realizou pós-doutorado na Columbia University e atualmente realiza pesquisa pós-doutoral como pesquisadora visitante na Universitat Autònoma de Barcelona (IGOP-UAB).

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Publicado

2022-08-29

Edição

Seção

Dossiê - Distinção e classe social no mundo contemporâneo

Como Citar

Michetti, M. (2022). “Bilíngues”, “bilíngues de verdade” e global citizens: distinção e disposições de classe no mercado educacional. Tempo Social, 34(2), 47-68. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2022.191210