Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.214166

Palavras-chave:

Escola de Frankfurt, Teoria Crítica, Martin Jay

Resumo

Em 2023, o Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt completa cem anos. Desde então, a “Escola de Frankfurt” realizou um amplo diagnóstico da perenidade do capitalismo e de suas contradições.  Até meados dos anos 1960, entretanto, o mundo anglófono ainda estava relativamente alheio ao importante legado dessa experiência. Amplamente responsável pela reversão dessa situação, surge em 1973 a obra A Imaginação Dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais 1923-1950, de Martin Jay. Nessa conversa com o autor, discorremos sobre a história e os pressupostos da teoria crítica, a relação dela com demais correntes de pensamento e, por fim, sua atualidade e relevância para se pensar a periférica situação brasileira.

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Biografia do Autor

  • Lucas Fiaschetti Estevez, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), à qual agradece o apoio financeiro (Processo n. 2021/03196-0).

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Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Estevez, L. F. (2023). Cem anos da Escola de Frankfurt: uma conversa com Martin Jay. Tempo Social, 35(3), 191-214. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2023.214166