Metamorfoses de uma universidade: os estudantes da USP entre 2000 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2024.222323

Palavras-chave:

Desigualdades educacionais, Ensino superior público, Democratização do ensino superior, Ações afirmativas, Universidade de São Paulo

Resumo

Com o final do regime autoritário e a expansão do ensino fundamental e médio nos anos 1990, cresceram as demandas por maior acesso ao ensino superior e por maior abertura das universidades públicas aos grupos historicamente menos representados. O artigo explora a forma como a USP respondeu a essas demandas,  discutindo a expansão de vagas, a adoção de ações afirmativas e de políticas de permanência. Em seguida, examinamos as mudanças na composição do corpo estudantil. Ao descrever essas transformações, nossa análise documenta os ganhos, as contradições e as assimetrias do processo recente de democratização dessa  universidade.

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Biografia do Autor

  • Ana Maria F. Almeida, Universidade Estadual de Campinas

    Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Diretora Adjunta da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest-Unicamp).

  • Graziela Serroni Perosa, Universidade de São Paulo

    Professora titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, coordenadora do programa de pós-graduação em Estudos Culturais e pesquisadora principal do projeto Incasi2 Network.

  • Guilherme Lamana, Universidade de São Paulo

    Mestrando na área de Estado, Sociedade e Educação no programa de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP).

  • Rafael Maia, Universidade Estadual de Campinas

    Professor livre-docente do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador de Pesquisa na Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest-Unicamp).

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Publicado

2024-05-15

Edição

Seção

Dossiê - USP 90 anos

Como Citar

Almeida, A. M. F., Serroni Perosa, G., Lamana, G. ., & Maia, R. (2024). Metamorfoses de uma universidade: os estudantes da USP entre 2000 e 2020. Tempo Social, 36(1), 45-71. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2024.222323