Mulheres em España heroica: a (in)disciplina encenada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2025.230105

Palavras-chave:

Sociologia do filme, España heroica (1938), Análise de filme, Imagem de mulher, (In)disciplina

Resumo

A proposta deste artigo é analisar como diferentes imagens de mulher aparecem construídas no filme España heroica (1938), peça de propaganda produzida pelo lado nacional durante a Guerra civil espanhola. Nosso foco está na organização interna do filme, sendo nosso principal objetivo compreender como certas avaliações, sobretudo com relação à mulher, aparecem nele encenadas. Esse cuidado, de fundo teórico-metodológico, caro a autores como Pierre Francastel e Pierre Sorlin, deve nos ajudar a evitar reconhecer no produto audiovisual o que já sabemos acerca da sociedade ou da época. Nosso plano é realçar diferentes tipos de imagem de mulher ao longo do filme, discutindo como eles se coadunam com a Espanha projetada pelo filme, utilizando como fio condutor a noção de (in)disciplina. À guisa de conclusão, traremos uma pequena glosa a respeito de um plano específico do filme.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Luiz Rovai, Universidade Federal de São Paulo

    Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo. Este artigo é fruto de pesquisa financiada pela Fapesp (Processo n. 2022/14494- 4 – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp).

Referências

Ackelsberg, Martha A. (2019), Mulheres livres: a luta pela emancipação feminina e a Guerra Civil Espanhola. Trad. Júlia Rabahie. São Paulo, Elefante.

Álvarez Berciano, Rosa & Sala Noguer, Ramón. (2000), El cine en la zona nacional (1936-1939). Bilbao, Ediciones Mensajero.

Crusells, Magí. (2000), La guerra civil española: cine y propaganda. 2. ed. Barcelona, Ariel História.

Foucault, Michel. (1988a), Vigiar e punir. 6. ed. Trad. Ligia M. Pondé Vassalo. Petrópolis, Vozes.

Foucault, Michel. (1988b), Microfísica do poder. 7. ed. Rio de Janeiro, Graal.

Francastel, Pierre. (2011), A realidade figurativa. 3. ed. São Paulo, Perspectiva.

Francastel, Pierre. (1987), Imagem, visão e imaginação. Lisboa, Edições 70.

Martínez Rus, Ana. (2018), Milicianas. Mujeres republicanas combatientes. Madri, Catarata. Disponível parcialmente: https://books.google.com.br/books?id=Ui1aDwAAQBAJ&printsec=copyright&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false, consultado em 19/09/2024.

Menezes, Paulo. (2017), “Sociologia e cinema: aproximações teórico-metodológicas”. Teoria e Cultura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, UFJF, Juiz de Fora, 12 (2).

Mujeres Libres, Revista. (1936-1938), Madri. Página da CGT, Confederación General del Trabajo. Disponível em https://cgt.org.es/revista-mujeres-libres/, consultada em 16/09/2024.

Nash, Mary. s/d, Mujeres Libres. España 1936-1939. Edición, La Congregación [Anarquismo en PDF].

Rago, Margareth. (2008a), “Apresentação”. In: Rago, Margareth & Bajoli, Maria Clara Pivato. Mujeres Libres da Espanha: Documentos da Revolução Espanhola. Rio de Janeiro, Achiamé, pp. 9-18.

Rago, Margareth. (2008b), “Novos modos de subjetivar: a experiência da organização Mujeres Libres na Revolução Espanhola”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 16 (1): 187-206.

Rago, Margareth & Bajoli, Maria Clara Pivato. (2008), Mujeres Libres da Espanha: Documentos da Revolução Espanhola. Rio de Janeiro, Achiamé.

Sánchez-Biosca, Vicente. (2005), “no-do: el tiempo, la memoria, la historia, el mito”. In: Tranche, Rafael Rodriguez & sánchez-biosca, Vicente. no-do. El tiempo y la memoria. 7. ed. Madri, Filmoteca Española/Ediciones Cátedra, pp. 239-579.

Sorlin, Pierre. (1977), Sociologie du cinéma. Paris, Aubier Montaigne.

Soares, Carmen L. (2011), “As roupas destinadas aos exercícios físicos e ao esporte: nova sensibilidade, nova educação do corpo (Brasil, 1920-1940)”. Revista Pro-Posições, Campinas, 22 (3/66): 81-96, set./dez. https://doi.org/10.1590/S0103-73072011000300007.

Tranche, Rafael Rodriguez. (2005), “La ideología y la propaganda Franquista en no-do”. In: Tranche, Rafael Rodriguez & Sánchez-Biosca, Vicente. no-do. El tiempo y la memoria. 7. ed. Madri, Filmoteca Española/Ediciones Cátedra, pp. 179-233.

Tranche, Rafael Rodriguez & Sánchez-Biosca, Vicente. (2011), El pasado es el destino. Propaganda y cine del bando nacional em la Guerra Civil. Madri, Filmoteca Española/Ediciones Cátedra.

Weber, Max. (2004), Economia e sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 2. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Revisão técnica de Gabriel Cohn. Brasília, DF, Editora Universidade de Brasília; São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Weber, Max. (1999), Economia e sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 2. Trad. Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Revisão técnica de Gabriel Cohn. Brasília, DF, Editora Universidade de Brasília/São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

Rovai, M. L. (2025). Mulheres em España heroica: a (in)disciplina encenada. Tempo Social, 37(1), 153-171. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2025.230105