O sol brilha para todos: empreendedorismo popular como identidade periférica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2025.230886

Palavras-chave:

Periferias urbanas, Cultura popular, Empreendedorismo, Classes sociais, Mobilidade social

Resumo

O artigo investiga a consolidação de um empreendedorismo popular como identidade significativa nas periferias de São Paulo. O texto é produto de etnografia conduzida na zona sul da cidade entre 2017 e 2022. Dois perfis de trabalhadores por conta própria são analisados: um caso de empreendedorismo “fraco”, em que o ethos empreendedor pouco articulado se conjuga com o projeto familiar; e dois casos de empreendedorismo “forte”, em que seus protagonistas expressam o léxico característico do discurso empreendedor, porém com resultados diferentes segundo suas aspirações de distinção social. Para cada um dos três casos são analisadas as experiências em relação ao trabalho, à vizinhança, à educação e às perspectivas de mobilidade social.

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Biografia do Autor

  • Henrique Costa, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento

    Pesquisador no International Postdoctoral Program do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (IPP/Cebrap) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Tem pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e foi pesquisador-visitante no Centre of Latin American Studies da University of Cambridge.

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Publicado

2025-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, H. (2025). O sol brilha para todos: empreendedorismo popular como identidade periférica. Tempo Social, 37(1), 199-217. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2025.230886