Trajetórias de classe e expectativas de futuro dos jovens no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2025.234721

Palavras-chave:

Middleization, Geração jovem, Classe social, Expectativa de futuro

Resumo

O artigo investiga a trajetória de middleization da geração jovem brasileira, analisando sua ascensão às classes médias no século XXI e os impactos da pandemia de Covid-19 sobre suas expectativas de futuro. Examinamos dados da PNAD e do Datafolha com técnicas de análise de correspondência múltipla e clusterização. Observamos que, desde a crise econômica de 2014, o processo de ascensão dos jovens às classes médias estagnou. Identificamos três clusters que demonstram como na pandemia houve maior pessimismo entre jovens com baixo capital e otimismo nos estratos de maior capital, que também se distinguem segundo composição de capital. Os resultados  evidenciam a relação entre as disposições temporais e as posições estruturais dos agentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miguel Bonumá Brunet, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

    Professor EBTT, de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus Ji-Paraná, e faz doutorado binacional no PPGSA-UFRJ e na Europa-Universität Flensburg.

  • Celi Scalon, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora titular de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora nível 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado da Faperj. Coordena o INCT Instituto Igualdade e o Paths: Núcleo de Pesquisa em Estratificação e Trajetórias Sociais.

  • André Salata, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Professor de Sociologia do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política da PUC-RS, pesquisador nível 1D do CNPq e vice-coordenador do Paths: Núcleo de Pesquisa em Estratificação e Trajetórias Sociais.

Referências

Almeida, Beatriz Geraldo Medeiros de & Adorno, Sérgio. (2021), “Legitimidades, conhecimento e dominação política”. Tempo Social, São Paulo, 33 (3): 5-20. doi: https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.193038.

Autor, David H. & Dorn, David. (2013), “The growth of low-skill service jobs and the polarization of the Us labor market”. American Economic Review, 103 (5): 1553-1597.

Bertoncelo, Edison Ricardo Emiliano. (2009), “As classes na teoria sociológica contemporânea”. Bib: Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, (67): 25-49. Disponível em https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/321.

Bertoncelo, Edison Ricardo Emiliano. (2022), Construindo espaços relacionais com a análise de correspondências múltiplas: aplicações nas ciências sociais. Brasília, Enap.

Bourdieu, Pierre. (2011a), A distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre, Zouk.

Bourdieu, Pierre. (2021), O desencantamento do mundo: estruturas econômicas e estruturas temporais. 2. ed. São Paulo, Perspectiva.

Bourdieu, Pierre. (2011b), O poder simbólico. 15. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil.

Bourdieu, Pierre. (2011c), Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas, Papirus Editora.

Brunet, Miguel Bonumá et al. (2022), “Analysis of educational mobility of young people according to income group and level of education of their parents in Brazil (2012-2020)”. Edutec: Journal of Technological and Scientific Education, Ariquemes, 3 (1): 77-86.

Brunet, Miguel Bonumá; Andrade, Leonardo Mota de & Cardoso, Nelson Aparecido. (2022), “Fratura geracional no Brasil no início do século 21? Análise das oportunidades de vida da geração jovem no Brasil entre 2012 e 2019”. Civitas: Journal of Social Sciences, Porto Alegre, 22: e41669. doi: 10.15448/1984-7289.2022.1.41669.

Cardoso, Adalberto Moreira & Préteceille, Edmond. (2017), “Classes médias no Brasil: do que se trata? Qual seu tamanho? Como vem mudando?”. Dados, 60: 977-1023.

Chauvel, Louis. (2008), “Social generations, life chances and welfare regime sustainability”. In: Culpepper, Pepper; Hall, Peter & Palier, Bruno (orgs.). Changing France: the politics that markets makes. Londres, Palgrave Macmillan, pp. 150-175.

Chauvel, Louis. (2020), “The Western Middle Classes under Stress: Welfare State Retrenchments, Globalization, and Declining Returns to Education”. Mir Rossii, 29 (4): 85-111. doi: https://doi.org/10.17323/1811-038X-2020-29-4-85-111.

Chauvel, Louis et al. (2021), “Rewealthization in twenty-first century Western countries: the defining trend of the socioeconomic squeeze of the middle class”. The Journal of Chinese Sociology, Pequim, 8 (1): 1-17. doi: https://doi.org/10.1186/s40711-020-00135-6.

Costa, Luana & Scalon, Celi. (2013), “Income inequality and social stratification in Brazil: key determining factors and changes in the first decade of the 21st century”. In: Peiling, Li et al. (orgs.). Handbook on social stratification in the Bric countries: change and perspective. Cingapura, World Scientific Publishing, pp. 421-438.

Daufemback, Valdete & Hasselman, Gabriel. (2021), “A negação da pandemia: o incrível caso de anomia social”. Redes: Revista Interdisciplinar do Ielusc, 4: 11-24.

Duval, Julien. (2018), “Correspondence analysis and Bourdieu’s approach to statistics: Using correspondence analysis within field theory”. In: Medvetz, Thomas & Sallaz, Jeffrey J. (orgs.). The Oxford handbook of Pierre Bourdieu. Oxford, Oxford University Press, pp. 512-527.

Edler Duarte, Daniel & Benetti, Patrícia Rech. (2022), “Pela Ciência, contra os cientistas? Negacionismo e as disputas em torno das políticas de saúde durante a pandemia”. Sociologias, Porto Alegre, 24 (60). doi: 10.1590/18070337-120336.

Flemmen, Magne Paalgard. (2014), “The politics of the service class: The homology of positions and position-takings”. European Societies, 4(16): 543-569.

Flemmen, Magne Paalgard & Haakestad, Hedda. (2017), “Class and politics in twenty-first century Norway: A homology of positions and position-taking”. European Societies, 3(20): 401-423.

Flemmen, Magne Paalgard; Jarness, Vegard & Rosenlund, Lennart. (2022), “Intersections of class, lifestyle and politics. New observations from Norway”. Berliner Journal für Soziologie, 32 (2): 243-277.

Goos, Maarten; Manning, Alan & Salomons, Anna. (2014), “Explaining job polarization: Routine-Biased technological change and offshoring”. American Economic Review, 104(8): 2509-26. doi: 10.1257/aer.104.8.2509.

Harrits, Gitte Sommer et al. (2010), “Class and politics in Denmark: Are both old and new politics structured by class?”. Scandinavian Political Studies, 1 (33): 1-27.

Husson, François; Lê, Sebastien & Josse, Julie. (2008), “Factominer: An r Package for multivariate analysis”. Journal of Statistical Software, Los Angeles, 25 (1): 1-18.

Husson, François; Lê, Sebastien & Pagès, Jérome. (2016), Analyse de données avec r. Rennes, Presses Universitaires de Rennes.

Jarness, Vegard; Flemmen, Magne Paalgard & Rosenlund, Lennart. (2019), “From class politics to classed politics”. Sociology, 5 (53): 879-899.

Machado, André. (2017), “Existe polarização no mercado de trabalho brasileiro?”. Radar Ipea, 53.

Mannheim, Karl. ([1928] 2013), “The sociological problem of generations”. In: Mannheim, Karl. Essays on the Sociology of Knowledge. Nova York, Routledge, pp. 163-195.

Mello, Ricardo Gustavo Garcia de. (2020), “Pandemia e os descaminhos da Anomia social”. Anais do IX Seminário de Pesquisas FESPSP – Desafios da pandemia: agenda para as Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo.

Neri, Marcelo Cortes. (2008), A nova classe média. Rio de Janeiro, CPS-FGV.

Ortiz, Renato. (2021), “Ordem/desordem em tempos de pandemia”. Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, 11 (especial): 181-186, agosto.

Peugny, Clément. (2018), “L’évolution de la structure sociale dans quinze pays européens (1993-2013): quelle polarisation de l’emploi?”. Sociologie, 9 (4).

Peugny, Clément. (2019), “The decline in middle-skilled employment in 12 European countries: New evidence for job polarisation”. Research & Politics, 6 (1). doi: https://doi.org/10.1177/2053168018823131.

Pochmann, Márcio. (2012), Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo, Boitempo Editorial.

Salata, André & Scalon, Celi. (2020), “Socioeconomic mobility, expectations and attitudes towards inequality in Brazil”. Sociologia & Antropologia, 10 (2): 647-676. doi: https://doi.org/10.1590/2238-38752020v10213.

Savage, Mike. (2016), “A queda e o crescimento da análise de classes na sociologia britânica, 1950-2016”. Tempo Social, São Paulo, 28 (2): 57-72. doi: https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.110570.

Scalon, Celi. (1999), Mobilidade social no Brasil: Padrões e tendências. Rio de Janeiro, Revan-Iuperj-Ucam.

Scalon, Celi. (2013), “Social stratification and its transformation in Brazil”. In: Scalon, Celi. (org.). Handbook on social stratification in the Bric Countries: Change and perspective. Cingapura/Londres/Nova Jersey, World Scientific, pp. 3-19.

Scalon, Celi & Salata, André. (2012), “Uma nova classe média no Brasil da última década? O debate a partir da perspectiva sociológica”. Sociedade e Estado, Brasília, 27 (2): 387-407. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5658.

Scalon, Celi; Caetano, André J.; Chaves, Hugo et al. (2021), “Back to the past: gains and losses in Brazilian society”. The Journal of Chinese Sociology, 8 (3): 1-16. https://doi.org/10.1186/s40711-020-00132-9.

Silva, Mayra Goulart da & Rodrigues, Theófilo Codeço Machado. (2021), “O populismo de direita no Brasil: neoliberalismo e autoritarismo no governo Bolsonaro”. Mediações, 1 (26): 86-107. doi: https://doi.org/10.5433/2176-6665.2021v26n1p86.

Souza, Jessé. (2010), Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora?. Belo Horizonte, Editora UFMG.

Sulzbach, Viviane Nunes. (2020), Essays on job polarization in the Brazilian labor market. Porto Alegre, doctoral dissertation, Federal University of Rio Grande do Sul.

Teixeira, Antonio Nunes & Santos, Paulo Ricardo dos. (2022), “As sociologias da pandemia: contribuições sobre a Covid-19 e sociedade”. Sociologias, Porto Alegre, 24 (60). doi: https://doi.org/10.1590/18070337-126449.

Tomizaki, Kimi & Silva, Maria Gilvania Valdivino. (2021), “Dinâmica geracional, posições sociais e comportamento político”. Educação & Sociedade, 42: e242003.

Vasconcelos, Ana Maria Nascimento. (2016), “Juventude e ensino superior no Brasil”. In: Dwyer, Tom et al. Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. Brasília, Ipea.

Weber, Max. ([1947] 2019), “Status groups and classes”. In: Grusky, David B. (org.). Social stratification, class, race, and gender in sociological perspective. 4. ed. Boulder, Colorado, Westview Press, pp. 175-178.

Weininger, Elliot. (2015), “Fundamentos de uma análise de classe de Pierre Bourdieu”. In: Wright, Erik Olin (org.). Análise de classe: abordagens. Petrópolis, Vozes, pp. 46-65.

Downloads

Publicado

2025-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Brunet, M. B., Scalon, C., & Salata, A. (2025). Trajetórias de classe e expectativas de futuro dos jovens no Brasil. Tempo Social, 37(2), 1-26. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2025.234721