Sergio Miceli. A força do sentido
DOI:
https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2025.235060Palavras-chave:
Pierre Bourdieu, Teorias da Prática, Sociologia da CulturaResumo
A resenha analisa A força do sentido, de Sergio Miceli, republicação da clássica introdução à primeira coletânea de Pierre Bourdieu editada no Brasil. Em vias de iniciar seu doutorado com o sociólogo francês, Miceli apresenta as balizas da teoria bourdieusiana ao aquilatar suas filiações, bem como suas críticas, às tradições sociológicas encabeçadas por Durkheim, Marx e Weber. Contudo, o texto vai muito além da mera exposição dos preceitos do mestre. Ao explorar as relações da sociologia de Bourdieu com as fontes clássicas e seus concorrentes contemporâneos, o autor não se furta a assumir uma voz própria e mesmo discordante. Tornam-se com isso visíveis tanto as tomadas de posição bourdieusianas quanto o campo dos possíveis no qual estas se inscreviam. O livro também revela, nas palavras de Marcel Mauss, outra “matriz de modalidades possíveis”: aquelas abertas, porém recusadas – ou perseguidas de maneira ambígua – pelo sociólogo bearnês. Assim sendo, o texto constitui uma tomada de posição do próprio Miceli, delineando as bases do que se tornaria um ambicioso programa de pesquisas na sociologia da cultura. Para o leitor de hoje, a impressão não é de página virada, mas de abertura de novas possibilidades.
Downloads
Referências
Bourdieu, Pierre. ([1974] 2011), A economia das trocas simbólicas. 7. ed. Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. São Paulo, Perspectiva.
Bourdieu, Pierre. (2005), Esboço de autoanálise. Tradução, introdução, cronologia e notas de Sergio Miceli. São Paulo, Companhia das Letras.
Miceli, Sergio. (2022), A força do sentido. São Paulo, Perspectiva.
Miceli, Sergio. (2003), Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo, Companhia das Letras.
Weber, Max. (1991), Economia e sociedade: Fundamentos da sociologia compreensiva, vol. 1. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília, Editora UnB.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Arthur Bueno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
