Três décadas de pesquisa no sistema de justiça e segurança pública brasileiro: uma entrevista com Fiona Macaulay

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2026.244903

Palavras-chave:

América Latina, Polícia, Prisões, Política

Resumo

Entrevista com Fiona Macaulay, professora da Universidade de Bradford, cuja trajetória é marcada por pesquisas de campo na América Latina, especialmente no Brasil. A entrevista aborda sua formação acadêmica, sua atuação em instituições como a Anistia Internacional e suas principais agendas de pesquisa, que incluem estudos sobre direitos humanos, prisões, gênero, Política brasileira e participação de membros das forças de segurança na política. A entrevista foi realizada em 27 de novembro De 2024, no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), com a participação de pesquisadores do núcleo e da entrevistada por videoconferência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Heleno Novello, Universidade de São Paulo

    Doutora e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP).

  • Lucas Batsita Pilau, Universidade de São Paulo

    Pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp – Processo n. 2024/01860-8), que apoiou a realização deste trabalho. É doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Porto Alegre, Brasil). É mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Porto Alegre, Brasil). É graduado em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL, Brasil).

  • Fernanda Novaes Cruz, Universidade de São Paulo

    Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP) e doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj).

  • Marcos César Alvarez

    Professor titular no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP).

Referências

17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Acervo Digital do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, https://publicacoes.forumseguranca.org.br/items/6b3e3a1b-3bd2-40f7-b280-7419c8eb3b39.

“Andrew Tate: quem é influenciador misógino e réu por estupro citado em Adolescência”. (27 mar. 2025), Bbc News Brasil, https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvge2n5n8zro.

Apac, Prosas, https://prosas.com.br/empreendedores/26678#!#tab_vermais_descricao.

Luz, Carlinhos (8 abr. 2024), “Massacre de Eldorado do Carajás: 28 anos de impunidade”. MST, https://mst.org.br/2024/04/08/massacre-de-eldorado-do-carajas-28-anos-de-impunidade/.

Macaulay, Fiona. (2021), Transforming state responses to feminicide: Women’s movements, law and criminal justice institutions in Brazil. Bingley, Emerald Publishing Limited.

Pastoral Carcerária. (2 set. 2016), “Padre Chico: um inovador da Pastoral Carcerária”. Disponível em https://carceraria.org.br/igreja-em-saida/padre-chico-um-inovador-da-pastoral-carceraria.

Professor Roy King – Biography, Institute of Criminology, University of Cambridge, https://www.crim.cam.ac.uk/People/professor-roy-king.

Rotary International, https://www.rotary.org/pt.

Downloads

Publicado

2026-05-07

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Novello, R., Batsita Pilau, L., Novaes Cruz, F., & Alvarez, M. (2026). Três décadas de pesquisa no sistema de justiça e segurança pública brasileiro: uma entrevista com Fiona Macaulay. Tempo Social, 38(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2026.244903