Material didático de ensino do hebraico: algumas considerações sobre elementos nacionais e religiosos

Autores

  • Matan Ankava Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Milan Puh Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip1-20

Palavras-chave:

língua hebraica, material didático, Análise do discurso, Políticas linguísticas

Resumo

Neste trabalho estudamos os discursos nacionais e religiosos encontrados em material didático de ensino de hebraico, produzido por uma escola paulistana judaica. Considerando a influência da ideologia sionista e das fontes judaicas na formação do hebraico moderno, entendemos que a relação entre as duas abordagens discursivas representa um projeto pedagógico e ideológico específico. Assim, o objetivo principal é compreender de que modo o religioso e o nacional são incorporados no ensino do idioma em comunidades fora de Israel.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARZOTTO, V. H.. Leitura de revistas periódicas: forma, texto e discurso: um estudo sobre a revista Realidade (1966-1976). São Paulo: Unicamp, 1998.

BLAY, Eva Alterman. O Brasil como destino: Raízes da imigração judaica contemporânea para São Paulo. São Paulo: Editora Unesp, 2013

FALBEL, Nachman. Judeus no Brasil: estudos e notas. São Paulo: Humanitas/Edusp, 2008.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

ORLANDI, E. Discurso em Análise. Sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012.

PINSKY, Jamie. Origens do Nacionalismo Judaico. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.

RABIN, Chaim. O Renascimento da Língua Hebraica; em: Ressurgimento da Língua Hebraica, 7ª, ed. São Paulo: Editora B’nai B’rith, 1970.

RABIN, Chaim. Pequena História da Língua Hebraica. São Paulo: Summos Editorial LTDA., 1973.

SAVILLE-TROIKE, M. The ethnography of communication.3.ed. Malden: Blackwell Publishing, 2003.

SCHLIEBEN-LANGE, B. História do falar e história da linguística. Campinas SP: Editora da UNICAMP, 1993.

TOLLEFSON, J.W.. Language Policies in Education: Critical Issues. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates. 2002

WODAK, R. Introduction. In:Language Policy and Political Issues in Education. Vol1. Encyclopedia of Language Education, p.335-370. London: Kluwer Academic Publishers,1997

WORTHAM, S. E. F. Linguistic anthropology of education. In: MARTIN-JONES, M.; de MEJÍA, M.; HORNBERGER, N. (Orgs.). Encyclopedia of Language and Education, v. 3, Discourse and Education, p. 93-103. New York: Springer, 2008.

Downloads

Publicado

2015-02-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Material didático de ensino do hebraico: algumas considerações sobre elementos nacionais e religiosos. (2015). Vértices, 18, 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip1-20