BIGAMIA FEMININA: UMA MULHER ENTRE ISRAEL E PALESTINA

Autores

  • Daniela Susana Segre Guertzenstein Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip94-112

Palavras-chave:

Religião, Cidadania, Israel , Palestina, Feminismo

Resumo

Este artigo apresenta uma mulher casada ao mesmo tempo com dois homens de religiões e cidadanias diferentes em um território apátrida governado por organizações que deslegitimam direitos civis, menosprezam a liberdade individual e suprimem a autonomia feminina. Objetiva-se expor a tensão entre identidades religiosas, nacionalidades, identidade sexual e status social na evolução de conflitos religiosos, econômicos e políticos do lado ocidental do Rio Jordão. As informações apresentadas resultam de uma extensa pesquisa de capo que incluí entrevistas com todas as partes citadas, visitas aos locais mencionados e análise de costumes e legislações transmitidos em programas de noticias oficiais israelenses e de informações em árabe transmitidas por redes regionais autônomas. O provincianismo dos distritos dessa região contribui no reconhecimento imediato da identidade linguística, religiosa e nacional dos envolvidos em todas as interações sociais. A situação surpreende na medida em que uma pessoa torna-se refém de contextos políticos e religiosos e opta submeter-se a violência ao invés de procurar abrigo através de organizações que respeitam legislações civis e criminais. A originalidade está no fato de uma mulher transitar entre dois maridos em endereços diferentes próximos em uma sociedade machista que não tolera a bigamia feminina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniela Susana Segre Guertzenstein, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    B.A. Comunicação Social/Jornalismo na PUC/SP

    M.A. Comunicação Social/Jornalísmo na Universidade Hebraica de Jerusalém

    Ph.D. Letras pelo DLO-FFLCH-USP

    PNPD CAPES PPGS-DS-FFLCH-USP

    Formação Superior Acadêmica Autonôma - História, Educação e Cultura Judaica; Doutrina Rabínica - Hermeneutica, Leis e Costumes Judaicos  

Referências

ALSHEHA, Abdul-Rahman. Women in Islam & Refutation of Some Common Misconceptions. Federação das Associações Muçulmanas do Brasil. São Paulo - SP: sem data. (Muslim: chatislamonline.org)

FRIEDMAN, Menachem. Religion and Society: Non-Zionist Orthodoxy in Eretz Israel, 1918 - 1936. Jerusalem, Dat VeHevrah. 1977.

JUNQUEIRA, R., SCLÖG, E. KLUCK, C. R. Ensino Religioso: Um estudo sobre sua relação com gênero e orientação sexual. Religare 10 (2), 142-151, setembro de 2013. Versão Impressa ISSN: 1982-6605.

LAMM, Norman. A Sebe de Rosas - Uma visão judaica do sexo e do casamento. Editora Colel Torá Temimá do Brasil, São Paulo, SP: 1993.

NOSSEK, Hillel C. News median-media events: Terrorist acts as media events. In: The European Journal - cn I of Communication Research. Offprint: Volume 33. Mouton de Gruvter: 03/08.

OUTRAS REFERÊNCIAS

RÁDIO KOL ISRAEL 95.5 FM (Israel)

RÁDIO GALGALATZ 91.8 FM (Israel)

R

ÁDIO BETH-LEHEM 89.6 FM (Israel

Downloads

Publicado

2015-02-16

Edição

Seção

História e Cultura Judaica

Como Citar

BIGAMIA FEMININA: UMA MULHER ENTRE ISRAEL E PALESTINA. (2015). Vértices, 18, 94-112. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ip94-112