Quem seria na realidade o judeu de Jorge Amado, Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz?

Autores

  • Márcio Henrique Muraca Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ipPág.%2065-71

Palavras-chave:

Geração de 30, Judeu, Cosmovisão, Comunismo

Resumo

Personagens judeus aparecem nas obras Suor (1934), de Jorge Amado, Angústia (1936), de Graciliano Ramos, e Caminho de pedras (1937), de Rachel de Queiroz. Se o romance do decênio de 1930 tem como lastro a observação do real e a denúncia, é de se problematizar em quais possíveis aspectos o judeu representado em tais obras é de fato baseado no real, tendo em vista que os romances articulam a presença de imigrantes judeus no Brasil e comunismo. Retratados como comerciantes e como agitadores políticos oriundos do centro-leste europeu, haveria rastros históricos para que os narradores assim os inserissem como personagem de suas obras?

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Biografia do Autor

  • Márcio Henrique Muraca, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo como orientadora a Profa. Dra. Berta Waldman, do Departamento de Letras Orientais, Estudos Judaicos.

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Publicado

2014-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Quem seria na realidade o judeu de Jorge Amado, Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz?. (2014). Vértices, 17, 65-71. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ipPág. 65-71