O hebraico como história
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-5894.ipPág.%20106-115Palavras-chave:
Hebraico, História, História dos Judeus, LinguagemResumo
Baseando-se na concepção de língua como visão de mundo, naquela que um sistema linguístico é uma sistematização da realidade, e fazendo-se uma breve exposição sobre muitos períodos e recortes da língua hebraica, mostra-se aqui como o Hebraico em seu sistema semântico fixa e revela a situação de mundo e consciência do judeu. Apresenta-se brevemente como a história do povo judeu pode ser percebida então através de sua própria manifestação de mundo, a sua língua, o Hebraico.
Downloads
Referências
DINUR, Ben-Zion. História Judaica: Singularidade e Continuidade, em: Vida e Valores do Povo Judeu. São Paulo: Perspectiva, 1972.
GUINSBURG, Jacó. Uma Língua Passaporte: o Ídiche. São Paulo: Espaço Acadêmico, 2004.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Linguagem e Antropologia, em: Antropologia Estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
SORJ, Bernardo. Identidade e Identidades Judaicas. Correspondência a Hershale Grin. Rio de Janeiro, 2004.
SZUCHMAN, Esther. O Renascimento da Língua Hebraica e Sua Continuidade na Diáspora, em: Revista Vértices, Universidade de São Paulo, n. 11 (2011), pp. 53-69, disponível em: <http://revistas.fflch.usp.br/vertices/article/view/71>.
YERUSHALMI, Yosef Hayim. Zakhor: história judaica e memória judaica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.
La História del Renacimento de La Lengua Hebrea, disponível em: <http://www.bama.org.ar/merkaz/jomer_on_line/ivrit_historia_hebreo.pdf>, acesso em: junho de 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Vértices

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.