Cosmoplataformização: Plataformas digitais a partir do Sul Global

Autores

  • Eli Borges Junior Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Evandro José Medeiros Laia Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Bruno Madureira Ferreira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Lee Sharp Sem registro de afiliação Tradutor

DOI:

https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v29.229596

Palavras-chave:

Cosmotécnica, Sul Global, plataformização, Plataformas digitais, Técnica

Resumo

Este artigo propõe-se a tensionar o conceito de plataformização, a partir de dinâmicas próprias do Sul Global, considerando distintas possibilidades de compreensão da técnica em contextos culturais diversos, diferentes cosmotécnicas ou tecnologias ancestrais, frutos de saberes territorializados que formam redes de redes na interação com as plataformas digitais. Tal processo, ensejado por plataformas digitais, envolveria uma complexidade de dinâmicas como a infraestrutura de dados, os mercados e a governança. Como forma de problematizar e expandir o conceito e metodologicamente apoiados em uma revisão narrativa de literatura, apresentamos exemplos de práticas de povos tradicionais, a fim de refletir sobre um fazer simpoiético que inspire outros modos de conceber a plataformização. Este empreendimento gerou a proposta do que chamamos de cosmoplataformização, da qual pretendemos derivar pesquisas futuras. Evocando o tema "O digital e o Sul: Tensionamentos", o texto aborda apropriações tecnológicas não previstas que resultam em ações tecnopolíticas e precipitam um exercício de pensar a experiência digital e sua teorização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eli Borges Junior, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Bacharel em Comunicação Social e em Filosofia, Mestre e Doutor em Comunicação. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA-USP). Sua pesquisa envolve filosofia da técnica, algoritmos e plataformização, com trabalhos dedicados à crítica da matriz epistêmica europeia e à cidadania digital.

  • Evandro José Medeiros Laia, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Mestre em Comunicação e Sociedade e Doutor em Comunicação e Cultura. É Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, membro do grupo Emergências (UFOP/CNPq) e pesquisador do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA-USP). Pesquisa mídias digitais e cosmologias originárias.

  • Bruno Madureira Ferreira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Bacharel em Design, Mestre em Ciências da Comunicação e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP), onde desenvolve trabalhos ligados a cidadania digital e design.

Publicado

13-12-2024

Como Citar

Borges Junior, E., Laia, E. J. M., & Ferreira, B. M. (2024). Cosmoplataformização: Plataformas digitais a partir do Sul Global (L. Sharp , Trad.). V!RUS Journal , 2(29), 54-62. https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v29.229596