Plataformas colaborativas no Sul Global: O caso do Arquigrafia

Autores

  • Sayed Abdul Basir Samimi Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Ana Carolina Ribeiro Ferreira da Costa Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas de Comunicação
  • Henrique Santa Catharina Junges Sem registro de afiliação
  • Artur Rozestraten Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v28.229597

Palavras-chave:

Desigualdades Digitais, Plataformas colaborativas, Sul Global, Arquigrafia

Resumo

Enraizada em desigualdades históricas, econômicas e tecnológicas entre o Norte e o Sul Global, a desigualdade digital afeta os conteúdos digitais natos e as plataformas colaborativas. Este estudo examina o Arquigrafia (www.arquigrafia.org.br), uma plataforma colaborativa brasileira para compartilhamento de imagens de espaços arquitetônicos e urbanos, a fim de explorar os desafios enfrentados por plataformas semelhantes. A pesquisa analisa os aspectos técnicos e colaborativos do Arquigrafia no contexto digital do Sul Global, destacando como a plataforma lida com limitações de infraestrutura e desequilíbrios de poder. O estudo demonstra o papel da plataforma no enfrentamento às hegemonias digitais, promovendo a preservação cultural no Sul. Utilizando o banco de dados do Arquigrafia, realizou-se uma análise quantitativa das características dos usuários e dos uploads de imagens, com o uso de MySQL e SPSS. Entrevistas com quinze especialistas de diversas áreas envolvidas no projeto foram analisadas qualitativamente pelo método do Diagrama de Afinidade, visando compreender a evolução da plataforma. Os resultados indicam que a falta de informações fornecidas pelos usuários cria obstáculos para a entrega de conteúdos personalizados. A colaboração atingiu seu pico em 2016, diminuindo posteriormente. As entrevistas ressaltam a necessidade de colaboração, tanto na contribuição de conteúdos, quanto no desenvolvimento da plataforma. O estudo conclui que o Arquigrafia necessita de uma visão unificada, aprimoramento da colaboração e manutenção sustentável. As recomendações sugerem formas de melhorar o engajamento dos usuários, aproveitando parcerias educacionais e adotando modelos de código aberto para garantir o sucesso a longo prazo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sayed Abdul Basir Samimi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    é Engenheiro Civil, Mestre em Análise e Planejamento Urbano e Territorial e Doutor em Engenharia de Sistemas Inteligentes Interdisciplinares. É Pesquisador Visitante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo.

  • Ana Carolina Ribeiro Ferreira da Costa, Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas de Comunicação

    Arquiteta e Urbanista e Mestre em Design. Integra os grupos de pesquisa Lab Visual e TELAS (Laboratório de Pesquisa em Economia, Tecnologia e Políticas de Comunicação). É pesquisadora associada do projeto Arquigrafia 4.0.

  • Henrique Santa Catharina Junges, Sem registro de afiliação

    Bacharel em Ciência da Computação e Especialista em Engenharia de Software. Desde o início de sua carreira profissional, está envolvido com desenvolvimento web, a partir de uma ampla gama de soluções.

  • Artur Rozestraten, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteto e Urbanista, Mestre, Doutor e Livre-Docente em Estruturas Ambientais Urbanas. É Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo.

Publicado

13-12-2024

Como Citar

Samimi, S. A. B., Costa, A. C. R. F. da, Junges, H. S. C., & Rozestraten, A. (2024). Plataformas colaborativas no Sul Global: O caso do Arquigrafia. Revista V!RUS, 1(28), 53-68. https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v28.229597