Ensino e extensão: melhorias habitacionais no bairro Pequis
DOI:
https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239945Palavras-chave:
ATHIS, Habitação social, Modos de habitar, Projeto de arquitetura, Extensão universitáriaResumo
Este artigo apresenta uma experiência extensionista desenvolvida no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na disciplina Atividades Curriculares de Extensão – Ateliê de Projeto Integrado V (ACE – API V). A atividade foi realizada com estudantes do quinto período e consistiu na elaboração de diagnósticos e melhorias habitacionais em onze moradias do bairro Pequis, conjunto habitacional Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), localizado em Uberlândia (MG). O objetivo do trabalho consistia na proposição de alternativas projetuais baseadas no contato com os modos de habitar das famílias, identificando fragilidades construtivas e evidenciando a importância da ATHIS como suporte técnico às reformas e adaptações. O método envolveu visitas técnicas, registros in loco, observações qualitativas e desenvolvimento de propostas arquitetônicas, dialogando com o tema Habitação e modos de habitar da edição Diálogos Multilaterais: Práxis, Interlocuções e Confrontações, ao valorizar a troca entre saberes acadêmicos e práticas sociais das famílias, evidenciando o encontro entre demandas reais do território e a formação profissional. Os resultados indicam que a atividade favoreceu a produção de propostas acessíveis aos moradores, ampliou a percepção crítica dos estudantes sobre o papel social do arquiteto e fortaleceu uma maior aproximação com a comunidade, gerando impactos na relação das famílias com suas moradias.
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