A exposição Repassos e o moderno interesse pelo popular

Autores

  • Ariel Luís Romani Lazzarin Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Carlos Alberto Ferreira Martins Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239951

Palavras-chave:

Tecelagem manual, Triângulo Mineiro, Exposição, Popular, Movimento Moderno

Resumo

A Exposição Repassos – Edmar e as Tecedeiras do Triângulo Mineiro foi a síntese de um trabalho marcado pelo acúmulo de conteúdos e diálogos que confrontaram posturas teórico-metodológicas, técnicas e tecnológicas, apresentando uma realidade de pobreza de forma contundente e que reverbera ao longo das décadas seguintes. O produto apresentado no MASP marcou a investigação sobre modos de fazer de uma prática enraizada no processo de colonização da região a partir do século XVII e que persistiu, até a segunda metade do século XX, como expressão de resistência cultural. Sob a ótica de autores como Lina Bo Bardi e sua compreensão de fenômenos como o pré-artesanato, o presente estudo tem como objetivo discutir a mostra como oportunidade para a compreensão do subdesenvolvimento brasileiro e alternativa à lógica do capital e às formas de modernidade hegemônicas. A metodologia articulou pesquisa histórica e análise documental, combinando etnografia e estudo técnico do fazer. Os resultados indicam que, a partir do trabalho cooperativo entre artista e tecedeiras, construiu-se oportunidade decisiva para a preservação de saberes e interpretações sobre o debate teórico contemporâneo, oferecendo perspectivas para a produção de saberes comprometidos com a revisão das hierarquias estruturantes da cultura brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ariel Luís Romani Lazzarin, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

    é Arquiteto, Doutorando no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pesquisa urbanismo, paisagismo, design, história da arquitetura e arquitetura moderna no Brasil e na América Latina. allazzarin@usp.br 
    http://lattes.cnpq.br/1077994854085483 

  • Carlos Alberto Ferreira Martins, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

    é Arquiteto e Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Professor Titular Sênior do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência de pesquisa em História da Arquitetura e Urbanismo, especialmente em arquitetura e urbanismo das vanguardas europeias e arquitetura e urbanismo modernos no Brasil e na América Latina. cmartins@sc.usp.br 
    http://lattes.cnpq.br/7689101674915215 

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Lazzarin, A. L. R., & Ferreira Martins, C. A. (2025). A exposição Repassos e o moderno interesse pelo popular. Revista V!RUS, 1(30). https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239951