Desafios digitais em arquitetura e urbanismo: videogames e práxis pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239964Palavras-chave:
Pedagogia, Arquitetura e urbanismo, Videogames, AmbiênciasResumo
Este artigo apresenta uma metodologia transdisciplinar aplicada ao ensino de Arquitetura e Urbanismo, que utiliza videogames como ferramenta didática para promover a adesão a aspectos sensoriais e interpretativos do espaço, aprimorando instâncias projetivas conceptuais. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma disciplina experimental no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e propõe uma nova práxis pedagógica, voltada à construção de saberes sensíveis e éticos. A metodologia articula práticas projetuais com dinâmicas interativas dos jogos digitais, ancoradas no conceito de Ambiências, e busca fomentar interlocuções entre diferentes modos de produção de conhecimento. Os objetivos incluem a descrição da experiência didática, o detalhamento dos procedimentos metodológicos e a apresentação dos principais resultados obtidos. Entre os resultados obtidos destacam-se: a reconexão afetiva dos discentes com a prática projetual; o desenvolvimento de um olhar sensível para os elementos subjetivos dos lugares; a reafirmação da arquitetura como campo de mediação de sentidos; e a reestruturação do pensamento ético e moral. Ao propor uma abordagem crítica e multilateral, o artigo se insere no debate sobre práxis, interlocuções e confrontações no ensino superior, contribuindo para a transformação social e acadêmica no campo da arquitetura.
Downloads
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Revista V!RUS

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
