Desafios digitais em arquitetura e urbanismo: videogames e práxis pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239964

Palavras-chave:

Pedagogia, Arquitetura e urbanismo, Videogames, Ambiências

Resumo

Este artigo apresenta uma metodologia transdisciplinar aplicada ao ensino de Arquitetura e Urbanismo, que utiliza videogames como ferramenta didática para promover a adesão a aspectos sensoriais e interpretativos do espaço, aprimorando instâncias projetivas conceptuais. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito de uma disciplina experimental no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e propõe uma nova práxis pedagógica, voltada à construção de saberes sensíveis e éticos. A metodologia articula práticas projetuais com dinâmicas interativas dos jogos digitais, ancoradas no conceito de Ambiências, e busca fomentar interlocuções entre diferentes modos de produção de conhecimento. Os objetivos incluem a descrição da experiência didática, o detalhamento dos procedimentos metodológicos e a apresentação dos principais resultados obtidos. Entre os resultados obtidos destacam-se: a reconexão afetiva dos discentes com a prática projetual; o desenvolvimento de um olhar sensível para os elementos subjetivos dos lugares; a reafirmação da arquitetura como campo de mediação de sentidos; e a reestruturação do pensamento ético e moral. Ao propor uma abordagem crítica e multilateral, o artigo se insere no debate sobre práxis, interlocuções e confrontações no ensino superior, contribuindo para a transformação social e acadêmica no campo da arquitetura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago dos Santos Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteto, Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisa patrimônio cultural, gamificação com o conceito de ambiências e pedagogia utilizando videogames. thiago.rangel@fau.ufrj.br 
    https://lattes.cnpq.br/3197340502218531  

  • Aline Calazans Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    é Arquiteta e Doutora em Arquitetura. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus temas de pesquisa são concepção em arquitetura e urbanismo, conforto ambiental e representação gráfica. alinecalazans@fau.ufrj.br 
    http://lattes.cnpq.br/6457361847510784

Publicado

18-12-2025

Como Citar

Rangel, T. dos S., & Marques, A. C. . (2025). Desafios digitais em arquitetura e urbanismo: videogames e práxis pedagógica. Revista V!RUS, 1(30). https://doi.org/10.11606/2175-974x.virus.v30.239964