Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP
Preâmbulo
O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2022 de apoio à publicação dos periódicos da USP.
Desde o início buscamos alcançar o propósito do Programa, além de ouvir e atender às demandas dos editores. Alinhados aos objetivos estratégicos da Universidade de São Paulo, vislumbramos a abertura de uma nova possibilidade de aplicação dos recursos financeiros destinados ao apoio à publicação científica na universidade, ao mesmo tempo em que destacamos a importância da formação dos estudantes na área. Nesse sentido, incentivamos os editores a considerar essa nova dimensão, que tem o potencial de agregar qualidade, autonomia e agilidade aos processos editoriais.
Objetivo do Edital
O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.
Período de Submissão de Propostas
As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 11 horas da manhã do dia 15 de junho de 2022 até às 18 horas do dia 04 de julho de 2022.
Itens de Serviços Apoiados
Somente serão apoiados os itens de serviços descritos no item Serviços Contemplados deste Edital. Os recursos recebidos não poderão ser remanejados para outros grupos orçamentários.
Condições para a Submissão de Propostas
Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro todos os periódicos editados oficialmente pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP credenciados no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, excetuando-se aqueles publicados por discentes.
Requisitos
Somente serão analisadas as propostas de periódicos que atenderem aos seguintes requisitos:
O não atendimento a qualquer um dos critérios indicados acima inviabilizará a aceitação da submissão da proposta.
Serviços contemplados
Somente serão financiados os seguintes itens de serviço:
a) Diagramação;
b) Editoração;
c) Marcação XML compatível com o padrão adotado no Open Journal System – OJS;
d) Tradução;
e) Revisão gramatical;
f) Aquisição de licença de software para geração de documentos em PDF no valor máximo de R$ 800,00;
g) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, cujo custo anual é de R$ 12.000,00 (valor referência 2022);
h) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de pós-graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, cujo custo anual é de R$ 19.200,00 (valor referência 2022);
i) Não poderão ser solicitados recursos para impressão tais como papel, transporte, placas, tinta e demais insumos ou serviços relacionados.
O total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital é de R$1.600.000,00.
Documentação
O proponente será o(a) editor(a) chefe do periódico, que deverá preencher o formulário online com as seguintes informações:
Critérios de Distribuição de Recursos
A distribuição dos recursos será realizada de acordo com os critérios de classificação do periódico, respeitando-se o disposto respeitando o total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital.
Grupo 1 – O periódico deve atender aos requisitos do Edital – Recursos até R$13.000,00;
Grupo 2 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1, o periódico deve estar indexado no SciELO ou em indexador internacional de referência para a área de conhecimento – Recursos até R$33.000,00;
Grupo 3 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1 e 2, o periódico deve estar indexado na Base Web of Science e/ou Base Scopus – Recursos até R$50.000,00.
Da análise das propostas
As propostas serão analisadas pelo Comitê Científico do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, em reunião a realizar-se na primeira semana de julho de 2022. As propostas recebidas ou encaminhadas fora do prazo e do padrão solicitado não serão consideradas pelo Comitê.
Resultados
Os resultados serão divulgados a partir do 13 de julho de 2022, mediante notificação por e-mail ao proponente e ao e-mail oficial do periódico.
É possível solicitar reanálise ao Comitê, apresentando justificativa detalhada, pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até 20 de julho de 2022.
Da Prestação de Contas
A prestação de contas é obrigatória e deverá ser realizada pela Assistência Financeira da Unidade, com a ciência do(a) Editor(a) e do Diretor(a) da Unidade/Órgão e encaminhada para a ABCD pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até o dia 16 de setembro de 2023. (NOVO PRAZO!)
A prestação de contas deve conter planilha com a lista por ordem cronológica do(s) documento(s) da(as) despesa(as) e um arquivo PDF único assinado pelo Setor Financeiro da unidade, com os seguintes documentos:
Caso haja saldo residual, é obrigatório que este seja retornado à ABCD, por meio de remanejamento para o Grupo Orçamentário 069.010, enviando cópia digital do documento para o e-mail supracitado.
A não prestação de contas do apoio obtido por meio deste Edital, assim como o não remanejamento do eventual saldo residual à ABCD no prazo informado, inviabilizará a participação do proponente em editais futuros.
O Comitê Científico reserva-se o direito de deliberar sobre os casos omissos no presente Edital.
São Paulo, 14 de junho de 2022
Comitê Científico do
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP
2022-2024
Prof. Dr. Paulo Martins (Presidente do Comitê Científico) – ABCD/FFLCH/USP
Prof. Dr. Alexandre Kawano – EP/USP (Titular)
Profa. Dra. Maria Bernadete A. Varesche – EESC/USP (Suplente)
Prof. Dr. Thiago Regis Longo da Paixão – IQ/USP (Titular)
Prof. Dr. Carlos Pelleschi Taborda – ICB/USP (Suplente)
Prof. Dr. Gilberto Fernando Xavier – IB/USP (Titular)
Profa. Dra. Marcia Couto – FM/USP (Suplente)
Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco – FD/USP (Titular)
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA/USP (Suplente)
Profa. Dra. Laura Moutinho – FFLCH/USP (Titular)
Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto – FFLCH/USP (Suplente)
Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari – FFLH/USP (Titular)
Bibliotecário Anderson de Santana – IGc/USP (Suplente)
Bibliotecária Dra. Elisabeth Adriana Dudziak (Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP) – ABCD/USP
EDITAL 2021 – EDITAL 2020 – EDITAL 2019 – EDITAL 2018 – EDITAL 2017 – EDITAL 2016 – EDITAL 2015 – EDITAL 2014 – EDITAL 2013