• Português
  • English
Cabeçalho do site

Cartilha “Publicação contínua em periódicos científicos: convite à reflexão editorial” acaba de ser lançada pelo IBICT

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), por meio da Coordenação de Tecnologias para Informação (Cotec), disponibilizar a cartilha “Publicação contínua em periódicos científicos: convite à reflexão editorial”. O material é fruto de estudos realizados no âmbito da publicação científica e do uso do sistema Open Journal Systems (OJS), com foco na editoração digital.

🔎 A cartilha oferece uma análise crítica e aplicada sobre o modelo de Publicação Contínua (PC), que vem sendo adotado por diversas revistas científicas como estratégia para agilizar a disseminação do conhecimento. Ao mesmo tempo, propõe uma reflexão sobre os impactos dessa prática na organização editorial, nos hábitos de leitura e nas dinâmicas de citação dos artigos.

Esta cartilha, produzida pela Coordenação de Tecnologias para Informação (Cotec), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), é resultado de estudos em Publicação Científica, desenvolvida por pesquisadores da coordenação, no âmbito dos estudos sobre o  Open Journal Systems (OJS). Com isso, busca apresentar parte dos resultados obtidos, de forma aplicada, nas questões de Editoração Científica com o uso do OJS. 

O Ibict, por meio da Cotec, tem atuado em estudos sobre tecnologias livres para gestão da informação e comunicação científica relacionadas aos movimentos do Arquivos Abertos (Open Archives), Acesso Aberto (Open Access) e Ciência  Aberta (Open Science). Da mesma forma, tem atuado com pesquisas envolvendo atividades, métodos e padrões no uso dessas ferramentas. Nesse contexto, nos estudos sobre OJS, envolvem a publicação  e comunicação científica, além da editoração, no qual a ferramenta realmente informatiza. 

Com isso, esta cartilha apoia os preceitos da publicação científica, no âmbito digital, no qual as revistas científicas têm maior flexibilidade, libertando das amarras do impresso. Este material foi elaborado para ser lido por equipes editoriais que atuam com periódicos acadêmicos, em especial aquelas envolvidas com comunicação científica e com o uso do sistema OJS.

Sabemos que cada pessoa que compõe essas equipes carrega um percurso próprio: há quem esteja dando seus primeiros passos na graduação e quem já tenha mais de três décadas de experiência na edição de Revistas. O que une essas trajetórias é o compromisso com a ciência. E, nesse compromisso, surge a necessidade de compreender os modelos editoriais que regem a publicação de artigos científicos na atualidade. Entre eles, destaca-se a Publicação Contínua (PC).

Acesse a publicação

Estrutura da cartilha

  • Apresentação
    Introdução ao objetivo da cartilha e ao contexto dos estudos do IBICT/Cotec sobre editoração científica digital e o uso do OJS.
  • Público-alvo da cartilha
    Direcionada especialmente a equipes editoriais de periódicos acadêmicos — desde iniciantes até profissionais com décadas de experiência.
  • Utilização do Open Journal Systems (OJS)
    Abordagem prática sobre como o OJS informatiza o fluxo editorial e se relaciona com os modelos de publicação científica digital.
  • O que é a Publicação Contínua (PC)?
    Explicação conceitual da modalidade, suas vantagens e desafios no cenário da comunicação científica.
    • O que significa a modalidade PC na SciELO?
      Interpretação do modelo adotado pela SciELO e suas exigências.
    • O que dizem os especialistas?
      Visões críticas e reflexivas de pesquisadoras e pesquisadores sobre a modalidade.
    • Mas e a tal periodicidade?
      Debate sobre a necessidade (ou não) de manter volumes, números e fascículos no modelo contínuo.
    • Por que ainda existem fascículos em periódicos PC?
      Reflexão sobre motivações técnicas, culturais e operacionais que mantêm os fascículos em modelos já migrados para PC.
    • Existe um número mínimo de artigos para justificar o modelo?
      Considerações práticas sobre volume de publicação e sua relação com a viabilidade do modelo.
    • Quando adotar o fluxo contínuo e o que fazer?
      Recomendações para avaliar o momento adequado para transição e os passos iniciais.
  • Por que refletir sobre isso agora?
    Justificativa da relevância atual do tema, considerando transformações no ecossistema da ciência aberta e da comunicação científica.
    •  E se não for possível mudar agora?
      Orientações para editoras e equipes que ainda não podem migrar para o modelo, mas desejam se preparar.
  • Para fechar: sugestão de atividade coletiva
    Proposta de discussão em equipe para estimular o pensamento crítico e a construção conjunta de decisões editoriais.
  • Como obter ajuda
    Indicação de canais e recursos de apoio do IBICT para equipes editoriais que utilizam o OJS.
Fonte: Noticias do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
AnteriorPróxima
© 2012 - 2025 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais