Hoje em dia, temos familiaridade e proximidade com o termo espaço em arquitetura, mas isso nem sempre foi assim.
Neste artigo que acaba de ser publicado na Risco – Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, indaga-se o posicionamento de alguns autores que começaram a pensar as relações entre espaço e arquitetura entre finais do século XIX e início do XX, apontando a reiterada falta de interesse pelo assunto nos anos 1930-40, para depois encarar a aproximação conceitual que se deu no âmbito da arquitetura nos anos 1950-60.
Esse método de sucessão cronológica permitiu entender a complexidade do tema e esboçar uma aproximação contemporânea de sua compreensão, mas sem concluir com uma definição precisa, pois, após pensar em possíveis aproximações teóricas, parece pouco provável que exista uma acepção única para o conceito de espaço.
Na verdade, a palavra espaço está longe de definir alguma coisa (física)com precisão no âmbito teórico e conceitual da arquitetura. A situação fica mais complexa, quando percebemos que o termo faz parte dos arcabouços conceituais de outras disciplinas e ciências, como a Geografia, a Sociologia ou a Antropologia, e que essas definições, provenientes desses outros campos, também perpassam e afetam os possíveis entendimentos do termo no âmbito da Arquitetura.
O percurso histórico apresentado pelos autores do artigo elucida as mudanças inerentes ao tema e o contexto no qual se insere.
Hoje, o tema do espaço é corriqueiro, ainda que não deixe de ser confuso, contraditório e complexo. Temos muitos nomes e adjetivos para definir questões relativas ao espaço, tanto no âmbito da arquitetura quanto no das já mencionadas ciências correlatas e afins. Essa abundância terminológica é um sintoma da importância que o espaço tem tomado na sociedade moderna e contemporânea. Mas, é também uma demonstração de sua inconsistência e volubilidade.
Confira o artigo completo:
Ramos, F. G. V. ., Ribeiro, C. E. D. ., Campoy, C. Q. ., & Paula, F. R. F. de . (2023). Reflexões sobre a construção histórica do conceito de espaço: uma aproximação. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 21, 1-18. URL: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/187844 DOI: https://doi.org/10.11606/1984-4506.risco.2023.187844
Sobre a revista Risco
Editada pela Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), a Risco – Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo – dedica-se à ampliação do debate teórico, histórico e crítico em arquitetura e urbanismo. A revista busca, no trabalho interdisciplinar junto à história, à engenharia, à geografia, às ciências sociais, às artes, à filosofia e à literatura, contribuir para o debate nacional e internacional destes campos de conhecimento na perspectiva de renovação do olhar e das práticas da pesquisa. Almeja contribuir para o estreitamento do diálogo e trocas entre as pesquisas realizadas nos diversos centros e institutos de pesquisa nacionais e internacionais.