A Revista CPC apresenta, em sua mais recente edição, o Dossiê Dossiê Destruições/construções: fragilidades, ameaças e ressignificações do patrimônio cultural v. 19 n. 37 (2024).
O Dossiê traz contribuições de estudiosos de campos disciplinares variados como a arquitetura e urbanismo, antropologia, história, geografia e museologia para debater casos, histórias, lugares e pessoas afetadas pelas destruições ao patrimônio.
Os artigos reunidos nesta edição discutem múltiplas dimensões das perdas e dos significados do patrimônio no país, da gestão aos inventários, das soluções e aos significados, dos afetos e memórias, os vestígios e os fragmentos, e, finalmente as completudes e ausências das novas materialidades após as perdas.
O Editorial explicita que “a realidade das transformações e destruições do patrimônio não é nova, investiu-se de maior dramaticidade em anos recentes com desastres, demolições e políticas de patrimônio que causaram perdas e traumas importantes. Desde há muito que o pressuposto da necessidade de futuro, do novo como prerrogativa, impera nas políticas urbanas. “
Ainda de acordo com Flávia Brito do Nascimento, que assina o Editorial, o Dossiê traz contribuições de estudiosos de campos disciplinares variados como a arquitetura e urbanismo, antropologia, história, geografia e museologia para debater casos, histórias, lugares e pessoas afetadas pelas destruições ao patrimônio.
Os artigos discutem múltiplas dimensões das perdas e dos significados do patrimônio no país, da gestão aos inventários, das soluções e aos significados, dos afetos e memórias, os vestígios e os fragmentos, e, finalmente as completudes e ausências das novas materialidades após as perdas.
Leitura recomendada !
Referência
NASCIMENTO, Flávia Brito do. Destruições da arquitetura: fragilidades patrimoniais em tempos de crise. Revista CPC, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 37, p. 5–10, 2024. DOI: 10.11606/issn.1980-4466.v19i37p5-10. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/231007.. Acesso em: 13 nov. 2024.
Sobre a Revista CPC
A Revista CPC é um periódico científico editado pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
A temática da revista está voltada para a discussão e reflexão de questões afeitas ao patrimônio cultural em seus múltiplos aspectos: preservação do patrimônio; identificação e registro de bens culturais; educação patrimonial; referências culturais e memória social; instituições museológicas; arquivos, centros de memória e informação; coleções e acervos; conservação e restauro.
Com periodicidade semestral, a revista publica artigos originais; resenhas; entrevistas; relatos e depoimentos. Anualmente publica uma edição especial temática, como Dossiê.
Desde sua criação, em 2005, a Revista CPC vem se dedicando regularmente à promoção da pesquisa e à disseminação do conhecimento no campo do patrimônio cultural. Publicada exclusivamente em formato eletrônico, passou a integrar o Portal de Revistas da USP em 2014.
Classificação A2 pelo sistema de avaliação Qualis Periódicos – Plataforma Sucupira/CAPES Quadriênio 2017-2020.