Todo periódico acadêmico tem como objetivo contribuir para o avanço de sua área e causar um impacto mensurável.
Tradicionalmente, editores e equipes editoriais priorizam indicadores de impacto bibliométrico — focando principalmente no Fator de Impacto do Periódico, um índice cienciométrico calculado pela Clarivate que reflete o número médio de citações que um periódico recebe por seus artigos, normalmente calculado em intervalos de dois anos (embora às vezes em intervalos de cinco anos ).
Desenvolver publicações, obter e aumentar um Fator de Impacto de Periódico é, muitas vezes, um alvo um tanto evasivo. Como você obtém um Fator de Impacto de Periódico (Journal Impact Factor JIF)? Quais passos você deve seguir para aumentar seu JIF ? E a grande questão — quando se trata de demonstrar o impacto do periódico, o JIF é realmente tudo que é necessário?
Spoiler: Não, há muito mais.
Neste guia, apresentamos respostas para suas perguntas sobre o JIF e mais uma gama de indicadores de impacto alternativos a serem considerados e como aumentar o impacto do seu periódico, independentemente de quais medidas você usa. Vamos lá!
Esta é uma tradução livre da matéria publicada no Blog da Scholastica.
Obtenção do fator de impacto de um periódico: processo e cronograma
Se você nunca obteve um JIF antes, provavelmente está se perguntando: por onde começar?
Claro, o primeiro passo é publicar consistentemente artigos de alta qualidade que os pesquisadores provavelmente citarão e referenciarão. Mas, o que vem depois que sua publicação estiver funcionando e começando a acumular citações? Nesta seção, detalhamos como obter um JIF.
Candidatar-se à inclusão no Web of Science
O JIF é calculado pela Clarivate, como observado, usando dados de seus Web of Science Core Collection Journal Citation Indexes . Então, para obter um JIF, você precisará primeiro solicitar que seu periódico seja adicionado a um desses índices (todos os quais o tornarão elegível ). Os índices WoS incluem:
Ter seu periódico indexado no WoS também ajudará a melhorar sua capacidade de descoberta, aumentando a probabilidade de acadêmicos encontrarem, lerem e citarem seus artigos. Então, a indexação do WoS também é um passo em direção ao crescimento do fator de impacto do seu periódico quando você obtém um (vitória dupla)!
Ok, como solicitar que seu periódico seja adicionado a um índice WoS? Em resumo, você precisará garantir que ele atenda a todos os requisitos de seleção . Conforme explicado na página de avaliação do periódico WoS Core Collection:
“Usamos um único conjunto de 28 critérios para avaliar periódicos; eles são divididos em 24 critérios de qualidade projetados para selecionar o rigor editorial e as melhores práticas no nível do periódico, e quatro critérios de impacto projetados para selecionar os periódicos de maior impacto em seus respectivos campos usando a atividade de citação como o principal indicador de impacto.”
Depois que você garantir que seu periódico se encaixa nos critérios do WoS, você pode solicitar inclusão por meio do Portal do Editor que, no caso da USP é a Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais ABCD. Se a equipe de avaliação do WoS determinar que seu periódico atende aos requisitos básicos de qualidade, eles o admitirão no Emerging Sources Citation Index (ESCI). E, se seu periódico atender aos critérios de impacto adicionais do WoS (naquele ponto ou em qualquer momento no futuro), ele entrará em um dos outros bancos de dados principais por área de assunto.
Para um guia detalhado sobre como se inscrever no WoS e respostas a perguntas frequentes, confira esta postagem do blog .
Quanto tempo demora para obter um Fator de Impacto de um periódico?
Depois que você se candidata para ter seu periódico adicionado a um índice WoS, geralmente leva de 3 a 6 meses para receber uma decisão. Se seu periódico não for admitido no WoS na primeira tentativa, o que é provável, já que ele tem uma taxa média de aceitação de apenas 10 a 12%, você sempre pode se candidatar novamente mais tarde, conforme explicado aqui .
Se seu periódico for admitido no WoS, você será elegível para um JIF. Então, quando você pode esperar vê-lo?
Resumindo, leva cerca de três anos para obter seu primeiro Fator de Impacto do Periódico porque seu JIF será baseado no número de itens citáveis do último ano civil e dos dois anos de dados de publicação anteriores a esse.
Por exemplo, se um periódico publicou 50 artigos de 2022-2023 e esses artigos coletivamente acumularam 10 citações em 2024, o Fator de Impacto do periódico em 2024 — a ser disponibilizado no verão de 2025 — seria 0,2 (ou as citações no ano 3 para artigos publicados nos anos 1 e 2 / número de artigos publicados nos anos 1 e 2).
Além do JIF: medidas de impacto alternativas
Embora o JIF seja um ponto de dados útil para avaliar a influência de um periódico, ele está longe de ser uma métrica perfeita ( se é que isso existe! ) e não deve ser considerado o ponto final para medir o impacto de um periódico.
Por quê? Para entender os desafios de depender somente do JIF, é importante saber um pouco sobre sua história.
Limitações do JIF e iniciativas de reforma da avaliação de pesquisa relacionadas
Concebido pelo Dr. Eugene Garfield em 1955 e introduzido pela primeira vez em 1975, a intenção original do JIF era servir como uma ferramenta para ajudar acadêmicos a encontrar periódicos originais e bibliotecários universitários a tomar decisões mais informadas sobre sua assinatura. No entanto, o JIF logo passou a ser usado (e possivelmente mal interpretado) como uma medida de prestígio do periódico e até mesmo uma forma de demonstrar o impacto dos pesquisadores em procedimentos de promoção, estabilidade e financiamento, apesar de Garfield alertar repetidamente :
“Essa ambiguidade frequentemente causa problemas. Uma coisa é usar fatores de impacto para comparar periódicos e outra bem diferente é usá-los para comparar autores.”
A confusão do JIF com a qualidade percebida do periódico e o impacto potencial do pesquisador por associação criou um círculo virtuoso de muitas maneiras, pois os autores competem continuamente para publicar nos mesmos periódicos de alto impacto, em alguns casos, em vez de títulos menores com comunidades mais especializadas onde suas pesquisas podem ter mais influência. Essas limitações autoimpostas perpetuadas pelo constructo JIF tornaram-se especialmente aparentes em nosso mundo digital, onde a associação de um artigo com um periódico específico está se tornando menos consequente para como as pessoas o encontram ou escolhem citá-lo.
Embora o JIF continue a ser uma medida de impacto líder, isso não significa que o ciclo de avaliação baseado no JIF tenha que continuar. Os editores podem ajudar a virar a maré da avaliação de pesquisa promovendo iniciativas de reforma e adotando outras medidas quantitativas e qualitativas de avaliação de pesquisa (lembre-se, o JIF é uma das muitas ferramentas disponíveis!).
A Declaração sobre Avaliação de Pesquisa (DORA) é um excelente exemplo de uma iniciativa nascida do desejo da comunidade acadêmica de mudar a forma como o impacto da pesquisa é medido. Trata-se de promover abordagens mais robustas para análise de impacto que colocam os dados em contexto. Iniciativas semelhantes que editores e periódicos podem buscar para orientação incluem:
O Manifesto de Leiden : uma lista de “dez princípios para orientar a avaliação da pesquisa”.
Estrutura SCOPE : um modelo de cinco estágios para avaliação responsável de pesquisa.
HuMetricsHSS : uma iniciativa que “cria e apoia estruturas baseadas em valores para compreender e avaliar todos os aspectos da vida acadêmica bem vivida”.
A Coalizão para o Avanço da Avaliação de Pesquisa (CoARA): um grupo de organizações “comprometidas com a reforma dos métodos e processos pelos quais a pesquisa, os pesquisadores e as organizações de pesquisa são avaliados”.
Outros indicadores de impacto a medir
Então, quais são outros meios estabelecidos e emergentes de comunicar e medir o impacto do periódico? Exploramos várias opções alternativas que você pode considerar abaixo.
Métricas de impacto bibliométricas ou baseadas em citações alternativas:
Etapas para aumentar o impacto da revista: quaisquer métricas que você monitora
Independentemente das medidas de impacto que você usa, o primeiro passo para estabelecer e aumentar o impacto do seu periódico é publicar consistentemente conteúdo de alto calibre. Isso começa com a publicação de políticas editoriais transparentes e a manutenção do compromisso do seu periódico com o rigor editorial e a integridade da pesquisa — fatores-chave para atrair um fluxo constante de submissões de qualidade .
Se o seu periódico for mais novo, você pode estar pensando — ok, mas como eu começo a receber submissões iniciais ? Buscar acadêmicos conhecidos para se juntar ao seu conselho editorial é uma maneira segura de ajudar a construir sua reputação e atrair artigos de qualidade. Você também pode comissionar pesquisadores conhecidos para contribuir com editoriais, comentários e outros artigos curtos para atrair mais acadêmicos.
A partir daí, o que você pode fazer para aumentar as chances de leitores encontrarem, compartilharem e citarem seus artigos de periódicos para aumentar seu impacto? Nós dividimos isso abaixo.
Faça depósitos de registros ricos de conteúdo
O próximo passo para aumentar o impacto de qualquer periódico é garantir que os pesquisadores possam encontrar facilmente seu conteúdo em pesquisas on-line relacionadas. Indexar seus artigos em bancos de dados acadêmicos e otimizá-los para mecanismos de busca são essenciais para isso, e abordaremos esses tópicos em breve. Mas, primeiro, há uma área ainda mais fundamental a ser considerada — registro de conteúdo.
Serviços de registro de conteúdo como o Crossref evoluíram para servir não apenas como ferramentas para criar links DOI persistentes para artigos, mas também plataformas para expandir sua visibilidade e alcance. Por exemplo, muitos acadêmicos usam a funcionalidade Metadata Search e links de referência DOI do Crossref para encontrar artigos, e vários serviços de rastreamento de descoberta e altmetrics como Dimensions , Kudos e Altmetric contam com o Crossref como uma de suas principais fontes de dados. Além disso, muitos bancos de dados e índices de agregação acadêmica usam metadados do Crossref para enriquecer o conteúdo que ingerem. Portanto, fazer depósitos ricos de metadados DOI também pode melhorar seus resultados de arquivamento e indexação à medida que você adiciona seu periódico a diferentes bancos de dados A&I.
Se o seu periódico não tiver um DOI, você precisará começar obtendo um . Em seguida, desenvolva um plano para produzir e enviar metadados de artigos legíveis por máquina de qualidade com depósitos de DOI. Lembre-se de seguir os 3 Cs — mantenha seus metadados limpos, corretos e completos (Clear, Correct and Complete)! A partir daí, trabalhe para enriquecer seus metadados regularmente de acordo com os padrões mais recentes. Você pode aprender mais sobre os benefícios dos metadados legíveis por máquina aqui e os principais elementos de metadados ricos para focar aqui . Além disso, abordamos como aproveitar os muitos benefícios de descoberta de artigos que a Crossref oferece neste webinar anterior .
Concentre-se na sua indexação e SEO
A partir daí, concentre-se em adicionar seu periódico a bancos de dados de resumo e indexação relevantes e otimizar seus artigos para pesquisa. Fazer isso ajudará você a atingir um público mais amplo, melhorar suas perspectivas de citação de artigos e obter acesso a diferentes ferramentas de avaliação de impacto fornecidas por índices e agregadores.
Começando com A&Is, você vai querer se candidatar para ter seus artigos adicionados aos principais índices interdisciplinares como WoS , Scopus e Directory of Open Access Journals (DOAJ) para títulos OA, bem como agregadores como JSTOR e EBSCO como relevantes, e bancos de dados específicos da disciplina (por exemplo, PubMed para periódicos biomédicos e de ciências biológicas). Além disso, garanta que seus artigos sejam elegíveis para inclusão em mecanismos de busca acadêmica baseados em crawler como o Google Scholar .
Abordamos os principais critérios de indexação de periódicos, como desenvolver uma estratégia de indexação incremental viável e dicas para navegar pelos processos de aplicação de indexação neste guia de postagens de blog .
Ao desenvolver sua estratégia de indexação de periódicos, não se esqueça de pensar também sobre otimização de mecanismos de busca ou SEO. As melhores práticas essenciais de SEO para periódicos acadêmicos incluem:
Para um guia detalhado sobre SEO de periódicos, confira esta postagem do blog .
Priorizar a promoção de artigos
Além de tomar medidas para garantir que seus artigos de periódicos sejam descobertos, promovê-los é outra maneira de aumentar seu impacto potencial. A promoção pode ser feita no nível do editor se você tiver suporte dedicado de marketing e comunicação ou pelos seus editores se não tiver. De qualquer forma, é uma boa ideia alistar seus editores para ajudar com a promoção, já que eles provavelmente terão redes de divulgação relevantes por meio de seus seguidores nas mídias sociais, associações disciplinares e conferências das quais participam.
Independentemente de quem esteja envolvido, desenvolver uma estratégia clara será essencial para o sucesso dos esforços de promoção do seu periódico. Considere a posição atual da sua publicação no mercado em comparação com títulos concorrentes e os leitores e autores-alvo que você está tentando alcançar. Em seguida, trabalhe para aprimorar sua mensagem (por exemplo, conteúdo da página Sobre e Para Autores, etc.) para comunicar de forma otimizada o valor único do seu periódico e identificar táticas de promoção que provavelmente atrairão o público desejado. Abordamos dicas para desenvolver uma estratégia de promoção de periódico eficaz e eficiente (mesmo com uma equipe pequena!) aqui e destacamos várias táticas de promoção digital que os periódicos estão alavancando e que você pode usar para inspiração aqui . Exemplos incluem:
Como provavelmente não será viável para você fazer promoção individual para cada artigo que publicar, também é uma boa ideia explorar maneiras de incentivar autores a promover seus artigos, como enviar aos autores de artigos aceitos um e-mail com links para dicas para aumentar o impacto de seu trabalho. Você pode até incluir texto de exemplo para postar anúncios de artigos em mídias sociais ou enviar e-mails de publicidade para veículos de notícias.
Para aumentar o impacto de seus artigos mais antigos, mas ainda relevantes (e dar aos autores uma oportunidade renovada de autopromoção!), você também pode explorar oportunidades para ressurgir seu conteúdo passado . Exemplos incluem convidar comentários sobre peças notáveis e compilar coleções de artigos sobre tópicos de tendência.
Ao testar diferentes estratégias de promoção de periódicos, é uma boa ideia estabelecer algum nível de rastreamento de análise de publicação para reunir métricas de leitores. Você pode então usar esses dados para analisar o desempenho de seus esforços de promoção atuais e fazer planos de promoção futuros mais informados .
Amplie o acesso à sua pesquisa
Por fim, mesmo com as estratégias mais abrangentes de registro de conteúdo, indexação, SEO e promoção, o impacto potencial dos artigos do seu periódico dependerá, em última análise, de quantas pessoas interagem com eles.
Para tornar seus artigos disponíveis para o maior número possível de leitores, considere tornar uma parte ou todo o conteúdo do seu periódico abertamente acessível. Você pode fazer isso por meio de uma rota OA verde, dourada ou diamante (veja exemplos aqui ). Estudos recentes sugerem que artigos OA são mais amplamente lidos, citados e compartilhados on-line do que suas contrapartes com paywall.
Os periódicos que publicam conteúdo de AA podem então enfatizar o valor de suas contribuições de ciência aberta para atrair mais submissões de qualidade, como destacar suas estatísticas de uso de artigos de AA (altmetrics podem ajudar aqui!) ou publicar estudos de caso sobre os impactos mais amplos dos artigos de AA.
O impacto de um periódico é mais do que apenas citações. Conforme você trabalha para estabelecer e construir o impacto do seu periódico, lembre-se de ampliar o panorama geral. Vá além do JIF e considere como você pode rastrear e demonstrar a influência da sua pesquisa. Certifique-se de que você está capacitando sua comunidade para promover seu trabalho e que você está fazendo o melhor uso dos dados de leitores disponíveis para impulsionar sua estratégia editorial. Então, considere regularmente onde você pode otimizar para ser mais competitivo.
Ao adotar diversas medidas de impacto, você pode contar uma história mais rica e abrangente sobre a influência do seu periódico — uma história que repercuta tanto em autores, leitores e financiadores.
== REFERÊNCIA ==
SCHOLASTICA. How to establish and increase journal impact: in-depth guide. Scholastica Blog, March 13, 2025. Disponível em: https://blog.scholasticahq.com/post/steps-increase-journal-impact Acesso em: 24 de março de 2025.