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Inteligência artificial: entre o encantamento e a crítica

Qual o espaço para os profissionais de comunicação organizacional e relações públicas em uma sociedade encantada pela inteligência artificial (IA)?

Foi a partir desse questionamento que os editores da revista Organicom pensaram o dossiê “Comunicação, organizações e inteligência artificial: impactos, sistemas generativos e uso de dados”.

Nas palavras deles, apresentamos reflexões propositivas que ultrapassaram a onda desencadeada pelo ChatGPT desde seu lançamento, em novembro de 2022.

A inteligência artificial não se resume ao sistema de inteligência generativa lançado pela OpenAI, nem a todos os demais sistemas que emergiram na esteira dele, sequer àqueles que já estavam em uso há tempos, enraizados nos bastidores dos bancos de dados de todos os setores da economia, nas bases das plataformas sociais digitais e das equações algorítmicas a eles conectados.

Temos convivido com essas múltiplas “inteligências” desde que a internet se tornou pública – desde as pequenas enquetes e quizzes nos websites até sistemas automatizados de reconhecimento do interagente.

Este dossiê une visões de pesquisadores das principais universidades brasileiras àquelas de profissionais envolvidos com a comunicação organizacional para apresentar aos leitores um conteúdo abrangente que possibilite o entendimento e as potenciais aplicações de sistemas inteligentes generativos.

A ideia não é quebrar com o encantamento generalizado e midiaticamente disseminado do que se denomina inteligência artificial, mas oferecer um enquadramento adequado e crítico sobre os múltiplos sistemas que estão por trás do código IA.

Esperamos, com isso, iluminar o campo da comunicação organizacional e das relações públicas e abrir um cenário de possibilidades para seu uso adequado e ético.

Referência

TERRA, Carolina Frazon; CORRÊA, Elizabeth Nicolau Saad. Inteligência artificial: entre o encantamento e a crítica. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 44, p. 12–13, 2024. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.224000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/224000.. Acesso em: 3 jun. 2024.

Sobre a revista Organicom

Organicom é revista quadrimestral que traz artigos, depoimentos, resenhas, entrevistas e pesquisas de especialistas conceituados nacional e internacionalmente – tanto do mercado como do meio científico – visando enriquecer as discussões das áreas de Relações Públicas (RP) e Comunicação Organizacional (CO), sejam de caráter empírico, teórico ou aplicado, sob os princípios da ética.

A cada número, a revista publica um dossiê temático que se converte em uma significativa contribuição para estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam no ambiente corporativo. Os textos são, em geral, resultantes de pesquisas na universidade, apresentados em uma linguagem acessível para a sociedade, na tentativa de trazer novas contribuições para o debate de assuntos contemporâneos que devem ser equacionados tanto pela academia como pelo mercado.

Existe, também, um espaço destinado a artigos resultantes de pesquisa empírica, como um estímulo para que se realizem mais estudos aplicados sobre a temática comunicacional. Seu projeto editorial reúne contribuições de estudiosos e especialistas nacionais e, também, internacionais.

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