“ENQUANTO JANTA, UMA família conversa a respeito do que irá assistir: arriscam-se palpites sobre quem será o assassino, desejos pela felicidade do protagonista são compartilhados, vingança e compaixão são destiladas na direção do vilão. Em poucas horas, as ruas se tornam desertas. O país vê TV.
Por décadas, a cena anterior se manteve como uma clássica descrição do momento em que é exibido um capítulo final de uma telenovela no Brasil, gênero que cultural e historicamente mobiliza paixões, narra realidades próximas e distantes do receptor, constrói imaginários sobre o que é ser brasileiro…”
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela mesma instituição, com pós-doutorado na Universidade de Florença (Itália), a Professora Maria Immacolata Vassallo de Lopes há décadas dedica-se às investigações de telenovelas e coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN) e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP (CECOM). Ela segue como docente sênior da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Confira a entrevista com Immacolata publicada na edição mais recente da revista MATRIZes:
Verrumo, M. A., Silva, L. A. P., & Loyola, . R. P. (2023). Maria Immacolata Vassallo de Lopes e os 30 anos do Centro de Estudos de Telenovela da USP: uma jornada narrada pela teleficção. MATRIZes, 17(1), 103-112. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210692/193636 Acesso em: 11/05/2023 https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v17i1p103-112
Saiba mais sobre a revista MATRIZes:
MATRIZes – https://www.revistas.usp.br/matrizes – é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Lançada no segundo semestre de 2007, é destinada à publicação de estudos que tenham por objeto a comunicação em seus múltiplos aspectos e dimensões. Acolhe pesquisas teóricas e empíricas sobre fenômenos comunicacionais, meios de comunicação e mediações comunicativas nas interações sociais. Trata-se de uma publicação aberta às reflexões sobre tecnologias, culturas e linguagens midiáticas em suas implicações sociopolíticas e cognitivas. MATRIZes incentiva o horizonte transdisciplinar do pensamento comunicacional e objetiva redimensionar conhecimentos e práticas que contribuam para definir, mapear e explorar os novos cenários comunicacionais da contemporaneidade. No limite, MATRIZes busca ser um espaço privilegiado de debates das diferentes perspectivas do campo da Comunicação.
A revista é classificada como A2 na área Comunicação e Informação da Capes, na avaliação 2013-2016 e tem periodicidade Quadrimestral. Em 2019, foram submetidos 98 artigos e publicados 34 (sendo 28 de autores brasileiros e 6 de estrangeiros), com uma endogenia (autores da USP) de apenas 12% (4 artigos).