Está disponível, desde o início do mês de julho, o relatório “Towards Responsible Publishing: Findings from a Global Stakeholder Consultation” [1]
Este documento apresenta os resultados de uma consulta à comunidade de P&D, realizada entre novembro de 2023 e maio de 2024, conduzida pela Research Consulting e pelo Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, a pedido da cOAlition S.
A Research Consulting e o Centre for Science and Technology Studies (CWTS) foram contratados para determinar até que ponto a visão, a missão e os objetivos definidos na proposta do TRP atendem às necessidades da comunidade global de pesquisa e estão gratos à participação de 11.600 pesquisadores que compartilharam suas vozes durante a consulta.
Por meio de uma abordagem consultiva, os pesquisadores buscaram avaliar se há interesse pelo tipo de mudança proposto pela cOAlition S na proposta do TRP – Towards Responsible Publishing [2].
Além disso, os pesquisadores buscaram:
a) entender como a proposta “Towards Responsible Publishing” pode ser modificada ou refinada para garantir que ressoe com a comunidade de pesquisa e tenha ampla adoção;
b) identificar quaisquer obstáculos ou consequências não intencionais e propor medidas proativas para mitigá-los, garantindo uma implementação bem-sucedida;
c) e verificar se a infraestrutura de comunicação acadêmica existente pode dar suporte a esta proposta e, se não, identificar onde os financiadores de pesquisa podem fortalecer a infraestrutura.
O presente relatório é o principal resultado deste projeto. Ele é acompanhado por um Anexo interativo on-line onde os resultados da pesquisa do pesquisador podem ser explorados dinamicamente. Além disso, as seguintes informações estão disponíveis:
O objetivo desta consulta consistiu em avaliar a receptividade da comunidade em relação às transformações sugeridas pela Proposta TRP – Towards Responsible Publishing, que aborda desafios no sistema de comunicação e publicação científica, como modelos de publicação inequitativos, atrasos na disseminação dos resultados de investigação e limitações no sistema de revisão por pares, ente outros.
Para enfrentar esses desafios, a cOAlition S propõe cinco princípios orientadores:
A consulta revelou que a comunidade está alinhada com os princípios orientadores propostos pela cOAlition S e faz recomendações para atingir os objetivos de médio e longo prazo.
Há cinco anos, os financiadores da CoAlition S desencadearam uma mudança radical na comunicação académica com a iniciativa Plan S, com o objetivo de alcançar acesso aberto total e imediato aos resultados da pesquisa revisados por pares.
Desde então, o panorama editorial continuou a evoluir e o acesso aberto é agora amplamente aceito. No entanto, também é claro que a abertura por si só não pode resolver todas as ineficiências e desigualdades do sistema editorial.
Os APCs, o controle editorial, a crise da revisão por pares e incentivos distorcidos são sinais de que a comunicação acadêmica deve mudar de maneira mais fundamental.
Os financiadores de pesquisa têm a responsabilidade de garantir que o seu financiamento é utilizado de forma a melhorar o desempenho acadêmico e o cenário editorial para o benefício da comunidade de pesquisa e da sociedade rumo à publicação responsável.
Esses desenvolvimentos estão forçando financiadores e outras partes interessadas – especialmente bibliotecas universitárias que adquirem serviços de publicação em nome de seus pesquisadores – a repensar a melhor forma de fornecer bolsas de estudo de forma responsável, equitativa e sustentável.
A proposta é, portanto, o próximo passo lógico para os financiadores da CoAlition S ajudarem a tornar o sistema editorial adequado para o século XXI. Baseia-se no Plano S e vai mais longe ao propor uma forma de divulgação da pesquisa que não seja apenas mais aberta, mas também mais confiável, equitativa, eficiente e sustentável.
Mas, claro, os financiadores não podem fazê-lo sozinhos. Para que quaisquer mudanças se concretizem, precisamos do apoio da comunidade acadêmica.
Este relatório apresenta as conclusões dessa consulta: mostra uma imagem esclarecedora das atitudes dos investigadores em relação a práticas de pesquisa inovadoras, como publicação em acesso aberto, publicação de pré-impressão, revisão aberta por pares e incentivos necessários para adotar esses comportamentos.
A CoAlition S examinará cuidadosamente essas descobertas e preparará um caminho a seguir que os financiadores poderão adotar para apoiar essas práticas.
Referências
[1] Chiarelli, A., Cox, E., Johnson, R., Waltman, L., Kaltenbrunner, W., Brasil, A., Reyes Elizondo, A., & Pinfield, S. (Jul. 2024). “Towards Responsible Publishing”: Findings from a global stakeholder consultation. Zenodo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/wp/wp-content/uploads/Towards-Responsible-Publishing-Executive-Summary.pdf DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.11243942
[2] Stern, B., Ancion, Z., Björke, A., Farley, A., Qvenild, M., Rieck, K., Sondervan, J., Rooryck, J., Kiley, R., Karatzia, M., & Papp, N. (Oct. 2023). Towards Responsible Publishing (1.0). Zenodo. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8398480