
Evento na sexta-feira (28/08) vai traçar um panorama histórico e discutir as perspectivas da publicação científica, com a presença de membros do corpo editorial e especialistas da área.
A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) vai realizar na sexta-feira (28/08) o Simpósio Comemorativo dos 60 Anos da Revista de Saúde Pública: Legado e Inovação Editorial.
Simpósio Comemorativo dos 60 Anos da Revista de Saúde Pública
Data: 28 de agosto de 2026
Horário: das 9h às 17h
Local: Auditório Paula Souza da FSP (térreo do prédio principal)
Endereço: av. Dr. Arnaldo, 715, São Paulo
O evento vai traçar um panorama histórico e discutir as perspectivas da publicação científica, tendo como pano de fundo os desenvolvimentos da epidemiologia e da saúde pública e o surgimento da inteligência artificial no cenário científico. Membros do corpo editorial e especialistas da área participam dos debates. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.
O periódico está disponível no SciELO e no Portal de Revistas USP, com textos completos desde o primeiro número de 1967. Essa história, no entanto, começa antes de 1966. O Boletim do Instituto de Higiene, criado em 1919, e os Arquivos da Faculdade de Higiene e Saúde Pública, a partir de 1947, tiveram papel fundamental na divulgação da produção científica, no fortalecimento do debate acadêmico e na consolidação da saúde pública no Brasil.
Para marcar a data, a Revista de Saúde Pública terá uma série de publicações semanais recuperando momentos, personagens e transformações que ajudaram a construir essa trajetória. Seis décadas após a sua criação, a revista segue ampliando o alcance da ciência e contribuindo para o conhecimento e a saúde pública no Brasil. A versão em inglês dos artigos publicados a partir de 2003 pode ser obtida por meio de um link para o SciELO, quando consultada no PubMed.
O professor Carlos Augusto Monteiro, do Departamento de Nutrição, fará uma palestra magna na programação da manhã, cujo tema central é “Desafios da escrita e da editoria científicas na era da IA”. Destaques para as presenças de Abel Packer, cofundador da plataforma SciELO, e do Professor Francisco Carlos Paletta, presidente da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP.
À tarde, o foco serão as “Tendências emergentes em saúde e a escrita científica”, com mesas sobre grandes temas epidemiológicos do país e a inteligência artificial na ciência em saúde.

O simpósio será realizado das 9h às 17h, no auditório Paula Souza (térreo do prédio principal da FSP), av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo.
As inscrições podem ser feitas por este formulário.
Programação
Desafios da escrita e da editoria científicas na era da IA
9h00 – 9h30: Abertura solene, com Marco Akerman, Angela Cuenca, Alexandre Chiavegatto Filho (FSP) e João Luiz Bastos (UFSC)
9h30 – 10h10: Palestra magna, com Carlos Augusto Monteiro (FSP): Pesquisa epidemiológica e políticas públicas: experiência de cinco décadas na companhia luxuosa da RSP
10h10 – 11h10: Mesa-redonda Perspectivas para a divulgação científica no Brasil, com Rita Barradas Barata (FCMSCSP), Abel Packer (SciELO) e Francisco Paletta (ABCD-USP)
11h10 – 12h: Homenagens
12h00 – 13h30: Coquetel (Sala Paulo Fortes, 1º andar)
Tendências emergentes em saúde e a escrita científica
13h30 – 15h: Mesa-redonda A RSP no cenário epidemiológico de grandes temas de saúde pública no Brasil, com Marcia Couto (FM), Maria Anice Sallum (FSP) e Tatiana Toporcov (FSP)
15h – 15h30: Coffee break
15h30 – 17h: Mesa-redonda Inteligência artificial e o futuro da ciência em saúde, com Giovanni Cerri (FMUSP), Keisyanne Moura (FSP) e Ana Estela Haddad (FO-USP)
17h: Encerramento.
Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da FSP
_____________________________________________________
Fonte: FAPESP. Simpósio Comemorativo dos 60 Anos da Revista de Saúde Pública. Agência Fapesp, 25 agosto de 2026. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/simposio-comemorativo-dos-60-anos-da-revista-de-saude-publica/59056 Acesso em: 27/08/2026.
Fonte: Simpósio celebra os 60 anos da “Revista de Saúde Pública” Jornal da USP, 26 agosto de 2026. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=1045768 Acesso em: 27 agosto 2026.