A visão educacional do Mestre Xun: tradução comentada do primeiro capítulo do Xúnzi 荀子
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p128-155Palavras-chave:
Aprendizagem, Confucionismo, FilosofiaResumo
No presente texto buscamos estudar um importante autor da formação da Escola dos Eruditos, também conhecida como Confucionismo. Trata-se da obra Xúnzi 荀子, do autor homônimo, que aportuguesamos como “mestre Xun” (310-211 AEC). Buscamos responder qual é a importância e o papel da questão do Aprender na obra do mestre Xun, ou seja: qual é sua visão educacional? Isso é importante não apenas pela importância dele nessa tradição que influenciou grande parte da humanidade, especialmente na Ásia, como também por ele contribuir à compreensão de boa parte do pensamento chinês antigo em geral, e de fornecer ideias sobre educação que podem ser importantes à todos interessados(as) nesse tema. Nosso objeto de estudo é o primeiro capítulo da obra do mestre Xun, chamado de “Quàn Xué 勸學, Persuadir a Aprender”. O objetivo é mostrar a visão educacional desse autor em seus próprios termos e à luz dos nossos comentários. Para isso, nosso método foi traduzir a partir dos princípios de fidelidade (xìn 信) ao original, inteligibilidade (dá 達) segundo as normas, e da elegância (yǎ 雅) da escrita e da compressão, seguido de comentários nossos. Nestes últimos usamos tanto um ponto de vista tradicional (confuciano e de explicação de cada paragrafo) quanto por recentes obras universitárias do tema. Em conclusão, mostramos que o Apender para o mestre Xun é o fundamento para a plena realização humana, em termos cognitivos, morais e socioemocionais, dentro dos parâmetros confucianos da busca por ser alguém Sábio.
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Referências
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