Elementos para a Compreensão da Pintura de Paisagem Chinesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p22-42Palavras-chave:
pintura chinesa, paisagem, materiais, técnicas, cosmovisãoResumo
No sentido de promover a compreensão da pintura tradicional chinesa – sobretudo a pintura de paisagem – procuro discorrer sobre os seus aspectos materiais, técnicos e filosóficos. Começo precisamente pela incompreensão de que tem sido vítima, patente desde os primeiros missionários cristãos na China. Discrimino os vários materiais com ela relacionados, desde os mediums aos suportes e enumero os mais importantes tipos de pinceladas que fazem parte do seu vocabulário básico. De seguida, debruço-me sobre os seis grandes preceitos fundamentais para a execução e apreciação de pintura chinesa. Passo então a analisar as diversas características patentes numa obra de arte de pintura chinesa de paisagem, começando pela importância do espaço vazio e pelo jogo do yin e do yang com ele intimamente associado, seguindo-se a discreção ou insipidez, a fluência, a perspectiva não-linear e a recusa de mimesis. Por fim, delineio um breve périplo pela história da pintura chinesa, não só de paisagem mas de outros géneros também, realçando a diversidade e o tipo de criatividade que lhe são próprios.
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