A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47141993000100014Palavras-chave:
Identidade (processo sócio-cultural), Museologia, Museus^i1^sfunções ideológicas versus crítiResumo
Os museus são comumente tidos como poderosos meios de definir e reforçar identidades. O autor propõe que ao invés de tais fins ideológicos, eles considerem a identidade como objeto ae análise crítica e compreensão histórica. Aponta vários traços problemáticos da identidade, sobretudo na sua estrutura de processo sócio-cultural e nas suas funções contrastivas. A seguir, examina criticamente respostas usuais dos museus a reivindicações de identidade (em especial as que pressupõem a superioridade do conhecimento interior ou étnico sobre o acadêmico). Postula-se a necessidade da abordagem crítica, sempre, como única forma de afrontar o tema da alteridade, independentemente das lutas pelo monopólio da verdade. Traça-se, por fim um paralelo entre a mostra museológica e o conceito de "texto discursivo", formulado pela História e pela Antropologia: as exposições não devem ser nem uma representação absoluta, nem uma expressão subjetiva, mas uma construção dialética, contigente e contestável- capaz de tertilizar.Downloads
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Publicado
1993-01-01
Edição
Seção
Museus
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Como Citar
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento) . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 207–222, 1993. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100014. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/5282.. Acesso em: 11 mar. 2025.