A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p13-25Palavras-chave:
Educação, Comunicação, Educação Básica, Plano Nacional de EducaçãoResumo
Este artigo diz respeito a um momento histórico na definição das políticas de Educação, no Brasil, buscando nele colher e avaliar informações sobre o pensamento da elite brasileira quanto aos possíveis processos de aproximação entre a Comunicação, suas linguagens e tecnologias e a Educação Básica. Toma como objeto de estudo, o esboço de proposta de reforma curricular, disponibilizado para consulta pública, no segundo semestre de 2015. O documento fora elaborado sob responsabilidade da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em decorrência da aprovação, em julho de 2014, pelo Congresso, do Plano Nacional de Educação.Downloads
Referências
- Sobre o pré-projeto da SEB/MEC sobre a Base Nacional Comum Curricular:
- Sobre a Área de Linguagens: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_LIN&tipoEnsino=TE_EF>
- Sobre Educomunicação:
SOARES, Ismar de Oliveira (1999). “Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, in Contato, Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação, Brasília, ano 1, n.2.
SOARES, Ismar de Oliveira (2011). Educomunicação, o conceito, a aplicação, o profissional, São Paulo, Editora Paulinas
- Sobre Mídia-Educação:
FANTIN, Mônica. Mídia-Educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil e Itália, Florianópolis: Cidade Futuro, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.