A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico

Autores/as

  • Ismar de Oliveira Soares Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p13-25

Palabras clave:

Educação, Comunicação, Educação Básica, Plano Nacional de Educação

Resumen

Este artigo diz respeito a um momento histórico na definição das políticas de Educação, no Brasil, buscando nele colher e avaliar informações sobre o pensamento da elite brasileira quanto aos possíveis processos de aproximação entre a Comunicação, suas linguagens e tecnologias e a Educação Básica. Toma como objeto de estudo, o esboço de proposta de reforma curricular, disponibilizado para consulta pública, no segundo semestre de 2015. O documento fora elaborado sob responsabilidade da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em decorrência da aprovação, em julho de 2014, pelo Congresso, do Plano Nacional de Educação.

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Biografía del autor/a

  • Ismar de Oliveira Soares, Universidade de São Paulo - USP

    Jornalista responsável pela revista Comunicação & Educação. Coordenador Pedagógico da Licenciatura em Educomunicação (CCA-ECA/USP). Presidente da ABPEducom- Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação. Membro do conselho diretor da OLCAMI – Observatório Latino-americano e Caribenho de Alfabetização Midiática e Informacional, com sede no México. Blog <www.abpeducom.org.br> 

Referencias

- Sobre o pré-projeto da SEB/MEC sobre a Base Nacional Comum Curricular:

- Sobre a Área de Linguagens: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/conhecaDisciplina?disciplina=AC_LIN&tipoEnsino=TE_EF>

- Sobre Educomunicação:

SOARES, Ismar de Oliveira (1999). “Comunicação/Educação, a emergência de um novo campo e o perfil de seus profissionais”, in Contato, Revista Brasileira de Comunicação, Arte e Educação, Brasília, ano 1, n.2.

SOARES, Ismar de Oliveira (2011). Educomunicação, o conceito, a aplicação, o profissional, São Paulo, Editora Paulinas

- Sobre Mídia-Educação:

FANTIN, Mônica. Mídia-Educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil e Itália, Florianópolis: Cidade Futuro, 2006.

Publicado

2016-05-02

Cómo citar

Soares, I. de O. (2016). A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o Ensino Básico. Comunicação & Educação, 21(1), 13-25. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v21i1p13-25