Representação visual e cognição
estudo com livros didáticos de Ciências e Matemática para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p65-83Palavras-chave:
comunicação, educação, representação visual, cognição, livro didáticoResumo
Com o propósito de averiguar em que medida as representações visuais contribuem para desencadear processos cognitivos, selecionamos, para este artigo, as representações visuais de livros de Ciências e Matemática que compõem a amostra estratificada dos resenhados no Guia de livros didáticos 2011, do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL), para as séries finais do Ensino Fundamental de Ciências, Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira no corpus de pesquisa desenvolvida. Após primeira sistematização, as diversas modalidades de representação visual foram classificadas e analisadas sob a perspectiva da semiótica peirceana. As reflexões são relevantes para a interface comunicação/educação, pois trazem à tona a possibilidade de que as disciplinas escolares envolvidas sejam vistas como linguagens que, ao incorporarem signos distintos do verbal, impliquem novos conhecimentos sobre tais modalidades de representações.
Downloads
Referências
COLLE, Raymond. Infografía: tipologias. Revista Latina de Comunicación Social, La Laguna, n. 58, 2004. Disponível em: <http://www.ull.es/publicaciones/latina/latina_art660.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2014.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DRIGO, Maria Ogécia; SOUZA, Luciana C. P. Aulas de semiótica peirceana. São Paulo: Annablume, 2013.
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro: Difel, 2004.
GIOVANNI, José Ruy; GIOVANNI JUNIOR, José Ruy; CASTRUCCI, Benedicto. A conquista da matemática: 6º ano. São Paulo: FTD, 2012a.
______. A conquista da matemática: 9º ano. São Paulo: FTD, 2012b.
PEIRCE, Charles Sanders. Collected papers. Cambridge, Mass: Harvard University Press, 1931. v. 2.
______. Collected papers. Cambridge: Harvard University Press, 1958. v. 8.
MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2005.
PELTZER, Gonzalo. Jornalismo iconográfico. Lisboa: Planeta, 1991.
RIBAS, Beatriz. Infografia multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo. Grupo JOL, Salvador, 2004. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2004_ribas_infografia_multimidia.pdf>. Acesso em: 2 jul. 2014.
SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTANA, Olga. Ciências naturais: 6º ano. São Paulo: Saraiva, 2012a.
______. Ciências naturais: 7º ano. São Paulo: Saraiva, 2012b.
______. Ciências naturais: 8º ano. São Paulo: Saraiva, 2012c.
SOUZA, Joamir Roberto; PATARO, Patrícia Rosana M. Vontade de saber matemática: 8º ano. São Paulo: FTD, 2012a.
______. Vontade de saber matemática: 9º ano. São Paulo: FTD, 2012b.
TRIVELLATO, José et al. Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa e conhecimento – 7º ano. São Paulo: FTD, 2008a.
______. Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa e conhecimento – 8º ano. São Paulo: FTD, 2008b.
______. Ciências, natureza & cotidiano: criatividade, pesquisa e conhecimento – 9º ano. São Paulo: FTD, 2008c.
VALERO SANCHO, José L. La infografia: técnicas, análisis y usos periodísticos. Barcelona: Belaterra, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.