As redes intersubjetivas no encontro pedagógico
uma abordagem semiótico-comunicacional com foco na diversidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v23i2p109-119Palavras-chave:
encontro pedagógico, semiótica, intersubjetividade, comunicação, diversidadeResumo
As complexas redes intersubjetivas que se desdobram no interior dos processos educacionais nos fazem enfrentar a problemática da diversidade como um dos principais eixos a partir do qual os vínculos pedagógicos são construídos. Neste contexto, é necessário caracterizar a circulação discursiva como núcleo dinamizador das práticas pedagógicas e como configurador das redes semióticas que se desenvolvem. Neste artigo, abordamos essa problemática a partir de uma abordagem semiótico-comunicacional: suas implicações, potencialidades e ressonâncias; os desafios presentes no interior dos processos educativos e as inflexões de sentido a que dão lugar; e, finalmente, abordamos como se dá, desde a formação de professores, a definição política e ética tanto do posicionamento dos futuros professores como de seus projetos educacionais.
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