Expressão comunicativa por meio da Arte

construindo e refletindo sobre uma área de intervenção da Educomunicação

Autores

  • Mauricio Virgulino Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0001-7388-5506
  • Claudemir Edson Viana Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p7-19

Palavras-chave:

educomunicação, expressão comunicativa, intervenção, arte, arte-educação

Resumo

Este estudo faz uma reflexão sobre o nome e a definição da área de intervenção da Educomunicação que se relaciona com questões comumente abordadas pela área de conhecimento da Arte, como a experiência estética e a estesia. Isso é feito por meio da análise de textos de Ismar Oliveira Soares, Eliany Salvatierra Machado e Lígia Beatriz Almeida, e pela compreensão de conceitos que envolvem sua concepção. Ao final, é apresentada uma definição para a área de intervenção da Expressão Comunicativa por meio da Arte, que dialoga com as construções feitas por pesquisadores até então.

Downloads

Biografia do Autor

  • Mauricio Virgulino Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

    Doutorando e mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da Arte. Licenciado em Educomunicação pela mesma instituição e especialista em Mídias na Educação.

  • Claudemir Edson Viana, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

    Professor doutor do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e
    Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), coordenador pedagógico da Licenciatura em
    Educomunicação e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da mesma instituição.

Referências

ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de. Projetos de intervenção em educomunicação. Campina Grande: [s.n.], 2016. Disponível em: http://issuu.com/ligiacarvalho77/docs/as___reas_de_interven____o_da_educo/1. Acesso em: 12 fev. 2018.

BARBOSA, Ana Mae. Porque e como: arte na educação. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP ARTE EM PESQUISA, 13., 2004, Brasília, DF. Anais […]. Brasília, DF: Anpap, Editora do PPGA/UnB, 2004. v. 2, p. 48-52.

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. 3. ed. São Paulo: Ática, 1989.

CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é filosofia? 3. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUARTE, Eduardo. Por uma epistemologia da comunicação. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (org.). Epistemologia da comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. p. 41-54.

MACHADO, Eliany Salvatierra. Educomunicação e experiência estética. In: LIMA, Rafaela (org.). Mídias comunitárias, juventude e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica: Associação Imagem Comunitária, 2006. p. 237-253.

MACHADO, Eliany Salvatierra. Bibliografia comentada: comunicação e educação ou educomunicação? Novos Olhares, São Paulo, n. 12, p. 51-55, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index. php/novosolhares/article/viewFile/8476/7809. Acesso em: 12 fev. 2018.

MELO, Anny Karenine Barreto de; ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho. Educomunicador: que profissão é essa? In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 18., 2016, Caruaru. Anais eletrônicos […]. Caruaru: Intercom, 2016. p. 1-15. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/resumos/R52-1759-1.pdf. Acesso em: 12 fev. 2018.

OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte: uma introdução histórica. 2. ed. São Paulo: Cultrix: Edusp, 1974.

READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

RESTREPO, Luis Carlos. O direito à ternura. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

SCHAUN, Angela. Práticas educomunicativas: grupos afrodescendentes: Salvador – Bahia: Ara Ketu, Ilê Aiyê, Olodum e Pracatum. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

SILVA, Mauricio da. A contribuição da abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais para o desenvolvimento da epistemologia da educomunicação. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SILVA, Mauricio da. A expressão comunicativa por meio da arte e a experiência estética na educomunicação. 2016. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educomunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

SILVA, Mauricio da; RIZZI, Maria Christina de Souza Lima. As inter-relações entre a Educomunicação e a abordagem triangular do ensino das artes e culturas visuais. In: SOARES, Ismar Oliveira; VIANA, Claudemir Edson;

XAVIER, Jurema Brasil. Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural. São Paulo: ABPEducom, 2017. p. 849-854.

SOARES, Ismar de Oliveira. A contribuição da revista Comunicação & Educação para a criação da Licenciatura em Educomunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 7-17, set./dez 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43577. Acesso em: 12 fev. 2018.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOARES, Ismar de Oliveira. A educomunicação possível: uma análise da proposta curricular do MEC para o ensino básico. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 13-25, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/110451. Acesso em: 12 fev.2018.

VIANA, Claudemir Edson. O processo educomunicacional: a mídia na escola. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27134/tde-02122007-214731/pt-br.php. Acesso em: 12 fev. 2018.

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Silva, M. V., & Viana, C. E. (2019). Expressão comunicativa por meio da Arte: construindo e refletindo sobre uma área de intervenção da Educomunicação. Comunicação & Educação, 24(1), 7-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p7-19