Para além de nós: relações de amor através da performance e da escrita
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i19p95-106Palavras-chave:
Performance, Escrita de si, Espelho, Rompimento de relações, Amor entre mulheres.Resumo
Realizando um esforço para alinhar prática e teoria, este texto transita entre uma escrita de artista e uma escrita acadêmica. Ele conta sobre o processo de desenvolvimento de um trabalho artístico e ele é o próprio trabalho em si. Na primeira parte, exponho textos-obra: escritos sobre a criação de uma performance e textos que compuseram esta performance. Na segunda, discorrerei sobre as questões que permeiam minha pesquisa e que atravessam este trabalho, trazendo algumas referências. Sem abrir mão de uma escrita pessoal, a exposição destas questões se dá em uma narrativa, onde o interesse não é justificar o trabalho ou apontá-lo em uma direção definitiva. A intenção aqui é abrir fissuras, transitar por caminhos errantes e pousar em encruzilhadas.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. Hortênsia dos Santos. 13ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.
FOUCAULT, Michel. “A escrita de si”. In: Ética, Sexualidade, Política. Ditos e Escritos V. Org: Manoel Barros da Motta. Trad. Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. “Outros Espaços”. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Ditos e Escritos III. Org: Manoel Barros da Motta. Trad. Inês Autran Dourado Barbosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2009.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 2ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
LACAN, Jacques. Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Trad. M. D. Magno. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LACAN, Jacques. “O estádio do espelho como formador da função do [EU] tal qual nos é revelada na experiência psicanalítica”. In: Escritos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Trad. Paulo Neves, Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
NANCY, Jean-Luc. “58 indícios sobre o corpo”. In: Rev. UFMG, Belo Horizonte, v. 19, n. 1 e 2. Trad. Sérgio Alcides. p. 42-57. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).