A autobiografia e o diário como feridas na lógica da representação literária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i19p72-83Palavras-chave:
Marguerite Duras, Nuno Ramos, Vera Lins, Jacques Derrida, escrita autobiográficaResumo
Este artigo propõe pensar três momentos do trabalho de construção da escrita em Marguerite Duras, em Nuno Ramos e em Vera Lins, como inseparável de um trabalho simultâneo de destruição, reencenando a relação tensa entre obra e não-obra, em que a escrita estaria justamente no intervalo entre o já escrito e o por escrever. Os textos aqui analisados não estão integralmente ao lado da literatura, pelo contrário, eles mostram como são afetados por aquilo que, a princípio, deveria ser seu fora: a autobiografia e o diário. Tensão que não deixa de ser, para dizer com Jacques Derrida, uma paixão da literatura.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo, Bispo de Hipona. Confissões. Tradução: J. Oliveira Santos e A. Ambrósio de Pina. Petrópolis, Vozes, 2015.
ANDRADE, Paulo Fonseca de. “Só os loucos escrevem completamente”. Letras e Letras. Uberlândia 26, 2010.
ÂREAS, Vilma. Metamorfoses (Observações sobre O pão do corvo de Nuno Ramos). In: http://nunoramos.com.br/portu/depo2.asp?flg_Lingua=1&cod_Depoimento=29. Consultado em 10/10/2014.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução: Paloma Vidal. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2010.
ARMEL, Aliette. Marguerite Duras et l’autobiographie. Paris, Le Castor Astral, 1990.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Tradução: Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2000.
BATAILLE, George. A parte maldita, precedida de “A noção de dispêndio”. 2 ed.rev. Tradução: Júlio Castañon Guimarães. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2013.
BENNINGTON, G. Jacques Derrida par Geoffrey Bennington et Jacques Derrida. Paris: Seuil, 1991.
BENNINGTON, G. Jacques Derrida por Geoffrey Bennington e Jacques Derrida. Tradução: Anamaria Skinner; revisão técnica: Márcio Gonçalves. Rio de Janeiro, Zahar, 1996.
BLANCHOT, Maurice. “O diário íntimo e a narrativa”. In: O livro por vir. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo, Martins Fontes, 2005.
DERRIDA, Jacques. O monolinguismo do outro. Tradução: Fernanda Bernardo. Porto: Campo das Letras, 2001.
DERRIDA, Jacques. Demorar: Maurice Blanchot. Tradução: Flavia Trocoli e Carla Rodrigues. Florianópolis: Editora UFSC, 2015.
DERRIDA, Jacques. O animal que logo sou (A seguir). Tradução: Fabio Landa. Editora da UNESP, 2002.
DURAS, Marguerite. (1984). O amante. Tradução: Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: O Globo. São Paulo, Folha de S. Paulo, 2003.
DURAS, Marguerite. (1950). Barragem contra o Pacífico. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo, Arx, 2003.
DURAS, Marguerite. (1985) A dor. Tradução: Vera Adami. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986.
FOUCAULT, Michel. Sobre Marguerite Duras. In: Ditos & Escritos III. Organização e seleção de textos: Manoel Barros da Motta. Tradução: Inês Autran Dourado Barbosa. 2 ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2006.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução, introdução e notas: Marilene Carone. São Paulo, Cosac Naify, 2011.
JOUVENOT, Christian. Marguerite et sa folie: Marguerite Duras et sa mère. Paris, Harmattan, 2008.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 2ª Ed. Rio de Janeiro, 7 Letras, 2012.
LACAN, Jacques. Homenagem a Marguerite Duras. In: Outros escritos. Tradução: Vera Ribeiro. Versão final: Angelina Harari e Marcus André Vieira. Preparação de texto: André Telles. Rio de Janeiro, Zahar, 2003.
LAFETÁ, João Luiz. O mundo à revelia. In: A dimensão da noite. Organização: Antonio Arnoni Prado. São Paulo, Duas Cidades/Editora 34, 2004.
LINS, Vera. Desejo de escrita. Rio de Janeiro, Sete Letras, 2013.
MORETTI, Franco. O burguês: entre a literatura e história. Tradução: Alexandre Morales. São Paulo, Três Estrelas, 2014.
POMMIER, Gérard. A exceção feminina, os impasses do gozo. 2ª ed. Tradução Dulce Duque Estrada, Rio de Janeiro, Zahar, 1991.
PROUST, Marcel. O tempo redescoberto. Tradução: Lúcia Miguel Pereira. São Paulo, Globo, 2004.
RAMOS, Nuno. Minha Fantasma. São Paulo, 98-99. Edição do Autor.
RAMOS, Nuno. Ensaio Geral: roteiros, ensaios, memórias. São Paulo, Globo, 2007.
TROCOLI, Flavia. “[...]”. In: Milán-Ramos, J.G. & Leite, Nina. Terra-Mar: litorais em psicanálise. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).