De Marcellina a Marcella: representações em Cassandra Rios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i20p78-88Palavras-chave:
Cassandra Rios, escrita feminina, censura.Resumo
Cassandra Rios, pseudônimo de Odete Rios, foi a primeira autora brasileira a colocar em evidência a representação da prostituição e a da homoafetividade feminina, temáticas que a levaram a sofrer diversas censuras. Para a presente análise, adotamos como corpus o romance Marcellina, que conta a história de vida de uma mulher fora dos padrões sociais impostos, mas que, mesmo assim, propaga as intolerâncias da sociedade quanto à homossexualidade. Marcellina é uma personagem contraditória, conduzida ao mundo obscuro da venda do corpo, vive uma relação homoafetiva e, ainda assim, expõe um discurso preconceituoso às relações que não se enquadram às normas heterossexuais. A obra será analisada à luz da teoria da representação e da escrita de autoria feminina, em diálogo com Rita Teresinha Schmidt (1995), Michel Foucault (1977), Tânia Navarro-Swain (2000), dentre outros referenciais.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2005.
FOUCAULT, M. Da amizade como modo de vida. Disponível em: http://www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/amitie.html. Acesso em: 10 jun 2005.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: Ed. DP&A, 2006.
______. Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 103-133.
LUNA. Fernando. A perseguida. Tpm. São Paulo: Trip Propaganda e Editora, n.3, p.2-11, jul.2001.
MARCELINO, Douglas Attila. Moralistas de plantão. Revista de História. Disponível em: Acesso em: 08/2016
MARCELINO, Douglas Attila. Salvando a pátria da pornografia e da subversão: a censura de livros e diversões públicas nos anos 1970. Rio de Janeiro: UFRJ/ PPGHIS, 2006.
NAVARRO-SWAIN, Tânia. O que é lesbianismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.
PIOZEVAN, Adriana. Amor romântico x deleite dos sentidos: Cassandra Rios e a identidade homoerótica feminina na literatura (1948-1972). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná, 2005
RAGO, Margareth. Os prazeres da noite. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1991.
RIOS, Cassandra. Marcellina. São Paulo: Editora Record, 1980.
RIOS, Cassandra. Mezzamaro Flores e Cassis: o pecado de Cassandra. São Paulo: Cassandra Rios Editora, 2000, p. 364.
SCHMIDT, R. T. Repensando a cultura, a literatura e o espaço de autoria feminina. In: NAVARRO, M. H. (Org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre UFRGS, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).